Ensaio de analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No livro Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774),Werther é marcado por uma paixãoprofunda, tempestuosa, marcada pelo fim trágico. Com o suicídio do protagonista, devido ao amor aparentemente nãocorrespondido, para o herói, a vida só tem um sentido: Charlotte.
Quando fico sentado ao lado dela, durante duas ou tres horas, deliciandome de sua presença, seus gestos, a expressão celestial de suaspalavras, pouco a pouco todos os meus sentidos se comprimem uma sombra escurece-me a vista, mal consigo ouvir, e tenho a impressão que algo me aperta a garganta, como se fosse a mão de um assassino;depois meu coração, em seu pulsar preciptado, procura atenuar meu sentidos oprimidos, mas apenas faz aumentar-lhes a pertubação...
Nesse trecho do livro podemos ver quao profunda é a paixão doperssonagem principal,Werther, por Lotte. Quando seu grande amor se casa Wether chega a ter pensamentos de matar o marido da amada, Albert.
“Mas se Albert morresse!...voce estária, sim, ela estaria...”. Esigo nesse delírio até chegar a beira de abismos, diante do quais recuo horrorizado.
Mas nesse ensaio vamos tratar do fim trágico do personagem principal, depois de uma discução com Lotte, Wertherdecide que não quer mais viver. Em psicanalise aprendemos que quando uma pessoa chega ao estado de sofrimento de querer se matar, isso se chama: pulsão de morte.
Para Freud, as pulsões não estariamlocalizadas no corpo e nem no psiquismo, mas na fronteira entre os dois e teriam como fonte o Id. A pulsão de vida seria representada pelas ligações amorosas que estabelecemos com o mundo, com as outraspessoas e com nós mesmos, enquanto a pulsão de morte seria manifestada pela agressividade que poderá estar voltada para si mesmo e para o outro. Embora pareçam concepções opostas, a pulsão de vida e apulsão de morte estão conectadas, fundidas e onde há pulsão de vida, encontramos, também, a pulsão de morte. A conexão só seria acabada com a morte física do sujeito.
No trecho a seguir, Werther...
tracking img