Enologia eua e alemanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EUA

Introdução

Apesar de pouco difundidos no Brasil, os vinhos norte-americanos são de grande qualidade, e estando lá em cima com países produtores de vinho no mundo.  Só a Califórnia produz mais que o dobro de vinhos que a Austrália. Apesar de vinho ser feito em 50 estados do país, os principais, onde se produzem vinhos finos são: a famosa Califórnia, Washington State, Oregon e NovaYork. Esse último sendo um pouco menos presente, mas crescendo no mercado americano.   O primeiro estado a fazer vinho que foi comercializado, foi Ohio, mas perdeu sua força com o tempo. Oregon e Washington já são considerados estados de produção de primeira linha, aproximando-se da Califórnia.

Historia

Mesmo não sendo o primeiro estado a produzir vinhos, a Califórnia se tornouprodutor, lá por 1800, onde a primeira vinícola foi estabelecida por um missionário Franciscano, chamado Junípero Serra, perto de San Diego, e logo em seguida, videiras foram plantadas em uma das principais regiões vinícolas dos EUA, em Sonoma, em 1805. Os EUA tinham duas uvas nativas, mas eram de qualidade muito ruim. Mais tarde, resolveu-se plantar a Mission Grape, que na América do Sul é conhecidacomo CRIOLLA. Essa produziu vinhos de melhor qualidade, mas também não era grande coisa.

  Um ponto importante na história da viticultura americana e mundial, foi a proliferação do fungo Filoxera (Phylloxera) no final do século 19. Essa praga devastou os vinhedos europeus, e deixou muitos produtores quebrados. Porém as raízes das videiras americanas eram imunes a essa praga. Isso fez com que fossepossível a plantação de centenas de espécies em vinhedos americanos, com a ajuda de enxertos nas videiras. Algumas pegaram bem, outras não.

Outro marco foi à famosa Proibição nos Estados Unidos (National Prohibition Act), onde proibia a venda, produção e transporte de qualquer bebida alcoólica com mais de 2.75 graus alcoólicos no país. Maine foi o primeiro estado, estando totalmente sembebida alcoólica (mais ou menos pelo ano 1846), mas a retificação da 18ª emenda foi aprovada valendo pro país inteiro, em 1920. Isso durou até 1933. Mas foi feita uma exceção para o Vinho Sacramental, usado na celebração da Eucaristia. Isso e sucos de uva fizeram algumas poucas vinícolas sobreviverem, mas a sua grande maioria quebrou! Bom, resumindo, pelo fato de tal lei ter sido muito infeliz, opresidente na época, F. Roosevelt, resolveu bani-la em 1933 Porém, nesse período de 11 anos, muitas vinícolas fecharam, viticultores morreram, o paladar dos americanos mudou, a procura de vinhos doces aumentou muito em relação aos vinhos seco. Lá pelos anos 60, uma nova leva, de novos viticultores e empresários, apareceu para investir e começar a produzir vinhos de melhor qualidade no estado daCA. Sendo um deles o mundialmente famoso Robert Mondavi.

O ano 1976 foi de grande importância na história do vinho americano. A famosa degustação chamada The Judgment of Paris (O julgamento de Paris), quando um mercador de vinhos Inglês chamado Steven Spurrier convidou algumas vinícolas americanas pra participar de uma degustação às cegas, contra vinhos renomados da França. Resultado,Estados Unidos ganharam à disputa, nas duas categorias, Vinhos Tintos e Brancos.

Os vinhos vencedores foram Chateau Montelena Chardonnay e Stag’s Leap Cabernet Sauvignon.

Regiões vinícolas mais importantes

Califórnia: Concentra 94% da produção americana com 200 mil hectares em vinhedos. A região do Napa Valley não é a maior, mas é a mais reconhecida pela qualidade com bons vinhostintos e brancos. Além do Vale do Napa, a Califórnia possui mais três áreas importantes: Sonoma, Mendocino e Lake. Mas existem muitas outras áreas como você pode ver no mapa abaixo. [pic][pic]

Oregon, no Noroeste Americado: Está na mesma faixa de latitude 43 e 47o que a Borgonha na Franca e produz Pinot Noirs de alta qualidade. A região possui 7 sub-regiões produtoras, como destaca este...
tracking img