Engermagem / Dimensão do Cuidador

7333 palavras 30 páginas
DIMENSION OF NURSING AND FAMILY CARE TO HOSPITALIZED CHILDREN:
CONCEPTIONS OF NURSING

ARTIGO ORIGINAL

Dimensão cuidadora da enfermagem e da família na assistência à criança hospitalizada: concepções da enfermagem*

DIMENSIÓN CUIDADORA DE LA ENFERMERÍA Y DE LA FAMILIA EN LA ASISTENCIA
AL NIÑO HOSPITALIZADO: CONCEPCIONES DE LA ENFERMERÍA
Erika Acioli Gomes Pimenta1, Neusa Collet2

RESUMO
A dimensão e o modo de participação da família, no cuidado à criança hospitalizada, tem sido tema de estudo da enfermagem. O objetivo desta pesquisa foi analisar como está delineada a dimensão cuidadora da enfermagem e da família na assistência à criança hospitalizada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com a equipe de enfermagem de um hospital-escola, por meio de entrevista semiestruturada. A organização dos dados pautou-se na análise temática. Os resultados apontam que o trabalho realizado pela enfermagem está centrado em procedimentos; que a interação com a criança e sua família é tangencial no processo de cuidar; e que a família tem dividido cuidados com a equipe mas não tem sido compreendida como co-participante, tampouco incluída na perspectiva do cuidado. Defende-se que a criação de vínculo pode promover uma lógica do processo de trabalho, na perspectiva da integralidade e resgate da dimensão cuidadora da enfermagem.

ABSTRACT
Family participation in the care of a hospitalized child, both regarding its forms and dimension, has been a theme of study in nursing. The objective of this study was to analyze the organization of both nursing care and family care to the hospitalized child. This qualitative research was performed using semi-structured interviews with nursing staff of a school-hospital.
Theme analysis was used to guide data organization. The results show that nursing care focuses on procedures. Interaction with the children and their family is tangential to the caring process. Families have shared responsibilities

Relacionados