Engenheiro brasileiro no exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA

Um grande sonho de qualquer engenheiro é trabalhar no exterior, só que, como todo sonho, tem suas barreiras. Trabalhar em outros países é sinônimo de ganhar bem, mas também é ficar longe da família e isso afeta o seu desempenho.

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

A big dream of every engineer is to work abroad, except that, like every dream has its barriers. Working inother countries is the same as earning more money, but is staying away from family and it affects your performance.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. JUSTIFICATIVA 6
4. DESENVOLVIMENTO 7
4.1. Grandes ofertas e a saudade dos familiares 7
4.2. Falta de engenheiros não é só no Brasil 8
4.3. Governo brasileiro tenta repatriotizar engenheiros 8
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS 11
*INTRODUÇÃO
O nível de ensino de engenharia no Brasil está se aproximando cada vez mais dos níveis dos países desenvolvidos. Por isso muitas empresas de outros países contratam engenheiros brasileiros para trabalhar fora do país.
Elas pagam salários mais altos, do que, geralmente, eles recebem trabalhando no Brasil e menores do que os engenheiros de seus países de origem e os brasileiros têm a mesmaqualidade, e também vários benefícios, porém muitos profissionais não conseguem se adaptar a outras culturas e desistem do novo emprego.

OBJETIVO
Apresentar as experiências de engenheiros brasileiros que atuaram ou ainda atuam no exterior, mostrando a sua capacidade e importância na construção de grandes obras, e as dificuldades de adaptação que enfrentaram.

JUSTIFICATIVA
Na atualidade, omercado de trabalho, no Brasil e no exterior, está necessitando de muitos engenheiros de diversas áreas, e isso está cada vez mais atraindo esses profissionais brasileiros a trabalharem no exterior.
Devido a este fato muitos engenheiros aceitam as propostas de emprego em outros países, além do fato de ter novas experiências, o seu salário chega a ser cinco vezes maior.
Eles nem sempre se dão muito bemlonge do seu país, por existirem algumas dificuldades como: adaptação e convivência longe da família.

DESENVOLVIMENTO
Grandes ofertas e a saudade dos familiares
Uma área que ainda está em constante crescimento e que necessita de milhares de profissionais no mundo é a engenharia. .A construção civil brasileira conta com nível tecnológico similar ao dos países mais desenvolvidos, isso faz com queos engenheiros brasileiros busquem novas experiências fora do país.
Muitas empresas multinacionais contratam engenheiros de diversas áreas de atuação, principalmente na área de construção civil. Em troca da grande capacidade do profissional brasileiro, elas pagam salários até cinco vezes maiores, moradias, planos de saúde, e muitos outros benefícios.
A lista de países que receberam engenheirosbrasileiros não é pequena: Estados Unidos, Alemanha, Colômbia, México, Iraque, Bolívia, Chile, Portugal, Angola, África do Sul e muitos outros.

Figura [ 1 ]. Países que receberam engenheiros brasileiros.
Porém, apesar dessa grande quantidade de diferentes locais, não existem muitos registros no Ministério do Trabalho e no Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) sobre aquantidade de engenheiros brasileiros que vivem no exterior e a condição de trabalho.
A principal dificuldade é a adaptação. Quando se chega a outro país, coisas básicas se tornam difíceis e nada é feito de forma automática. Visitar um cliente, por exemplo, é um custo, porque não se tem idéia das dimensões e localizações na cidade. Outra grande barreira é a comunicação, a pessoa deve saber ler,escrever e saber se comunicar bem no seu novo idioma.
O brasileiro Antônio Diniz do Amaral Chaves é formado em engenharia e atualmente trabalha no México. Segundo ele, no início a solidão é um grande problema. Para Diniz:
No momento em que os outros engenheiros começaram a chegar com suas famílias, percebi que é muito mais difícil se adaptar a um lugar estranho quando se está sozinho, pois a...
tracking img