Engenhariiiiia

1875 palavras 8 páginas
A cerâmica vermelha é a atividade de produção de setor cerâmica vermelha, a partir de argilas, depende de algumas características determinadas por sua plasticidade, capacidade de absorver e ceder água, capacidade aglutinante, índice de trabalhabilidade, contração na secagem e queima, é submetida a altas temperaturas que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa.
Entende-se por cerâmica vermelha todos os materiais com coloração avermelhada utilizados na construção civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas).
É uma indústria de processos químicos, onde as matérias-primas passam por uma sequência de processamentos, alterando, em cada etapa, suas características físicas e químicas, até a obtenção do produto final. Observadas as suas características ambientais, a Indústria de Cerâmica Vermelha possui aspectos bastante positivos no que diz respeito à matéria-prima abundante, sua durabilidade, possibilidade de reutilização ou reciclagem ao final da vida útil e seu baixo conteúdo energético. Diversos estudos desenvolvidos em centros de pesquisa de todo o país consideraram ainda a possibilidade de reaproveitamento de resíduos de outras indústrias como matéria-prima na confecção dos produtos de cerâmica vermelha, como a turfa (HENRIQUES JR et al., 1991), resíduos sólidos não tóxicos da indústria petroquímica (SILVA & BELO, 1996) ou o chamote, resíduo gerado pela própria indústria de cerâmica vermelha.
Os materiais cerâmicos, nas suas mais variadas aplicações, continuam ainda hoje sendo amplamente usados e relacionados a um alto padrão de vida, devido às suas características que os tornam superiores a outros materiais (ABCI, 1990; PETRUCCI, 1982), como valor estético e cultural, conforto, custos, porosidade que mantém o clima interior com baixa umidade, excelente isolamento térmico e acústico, resistência a altas temperaturas e à propagação do fogo, versatilidade de projetos,

Relacionados