Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro: A máquina que mudou o mundo

A Máquina que Mudou o Mundo, James Womack e Daniel Jones, dois dos maiores analistas industriais do mundo, explicaram como as empresas podem melhorar radicalmente seu desempenho através da "produção enxuta".
Neste livro eles ampliam essas idéias. O pensamento enxuto é necessário para ajudar as empresas a alinhar todas as atividades que criam valorpara um produto específico ao longo de uma cadeia de valor e fazer com que o valor flua uniformemente de acordo com as necessidades do cliente. Essas idéias podem dar vida nova a qualquer empresa, de qualquer setor, duplicando tanto a produtividade quanto as vendas e, ao mesmo tempo, estabilizando os empregos.
No entanto, a maioria dos gerentes precisará de orientação sobre como dar esse saltoem suas empresas. Até os leitores que acreditam ter adotado o pensamento enxuto descobrirão que é possível dar outro salto radical criando-se uma iniciativa enxuta para cada uma de suas famílias de produtos, reunindo de forma coerente todas as atividades que criam valor, da concepção ao lançamento, do pedido à entrega e da matéria-prima às mãos do cliente.
Detalhes importantes e lições que podemser retiradas: O pensamento enxuto é uma forma de especificar valor, alinhar na melhor seqüência as ações que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção toda vez que alguém as solicita e realizá-las de forma cada vez mais eficaz; O pensamento enxuto também é uma forma de tornar o trabalho mais satisfatório, oferecendo feedback imediato sobre os esforços para transformar desperdício emvalor; Como aplicar o pensamento enxuto para transformar inteiramente, em poucos anos, empresas estagnadas; Como criar organizações enxutas em diversos setores industriais e em empresas de diferentes tamanhos.
Revela de que maneira os japoneses passaram a frente do resto do mundo na guerra da indústria automobilística. Mostra que medidas protecionistas não seriam a solução para enfrentar aameaça japonesa e delineia os grandes desafios que seriam enfrentados pelas companhias ocidentais nos anos 90.
A manufatura "enxuta" surgiu na Toyota no Japão pós-Segunda Guerra Mundial. Seu criador foi Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota e seus colaboradores. Inicialmente muitas empresas enxergavam apenas a área de produção. Preferimos falar em Lean Enterprise, ou seja, a filosofia Toyota aplicada atodas as dimensões dos negócios de uma organização. Ele não é um programa.
O Pensamento Enxuto é uma filosofia operacional ou um sistema de negócios, uma forma de especificar valor, alinhar na melhor seqüência as ações que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção toda vez que alguém solicita e realizá-las de forma cada vez mais eficaz, ou seja, fazer cada vez mais com cada vezmenos - menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço - e, ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam no tempo certo. Também é uma forma de tornar o trabalho mais satisfatório, oferecendo feedback imediato sobre os esforços para transformar desperdício em valor.
É uma forma de criar novos trabalhos em vez de simplesmentedestruir empregos em nome da eficiência. Mas trabalho que efetivamente agregam valor. Eliminam-se desperdícios e não empregos.
O conceito deve necessariamente ser aplicado em todas as áreas da empresa, de vendas a compras, de finanças a recursos humanos. Sempre priorizando onde existe maior desperdício e oferecendo maiores oportunidades de melhoria com impactos substanciais sobre a equação donegócio. Mas enxergando o todo.
Cada empresa tem uma história e uma cultura próprias. E adotam os valores e a filosofia que a sua liderança define. Algumas ferramentas desenvolvidas pela Toyota tem sido universalmente aplicadas como por exemplo o Just in Time, a produção puxada, lotes menores, células, nivelamento da produção, os dispositivos poka-yoke, etc. Mas muitas vezes não são integrados em...
tracking img