Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVOS
Observar, usando circuitos simples, o comportamento de dispositivos de resistência constante e variável, e verificar o comportamento do diodo semicondutor.

INTRODUÇÃOA resistência de um elemento de circuito ao qual se aplica uma diferença de potencial é, em corrente contínua, o fator determinante do valor da corrente.
Elementos ÔhmicosUm condutor é ôhmico se obedecer às duas condições abaixo:
- conduz igualmente em qualquer direção;
- sua resistência elétrica é independente da tensão e corrente que lhe sãoaplicadas.
Observação: os demais parâmetros, tais como pressão e temperatura, devem ser mantidos constantes para se testar a segunda condição.

SemicondutoresAlém dos condutores e isolantes, encontramos a importante categoria dos semicondutores, cuja resistividade é muito alta, se comparada à dos metais, e próxima à dos isolantes. Sãomateriais de ligação semelhante à do carbono, mas com uma faixa de energia muito pequena separando a região de valência da região de condução. Tecnicamente chamamos a essa faixa de "gap".A condutividade dos semicondutores é aumentada pelo aumento da temperatura, ou por um processo chamado "dopagem", que é a adição de elementos como boro, antimônio, selênio, índio, amateriais básicos: silício ou germânio. O silício e o germânio são materiais com ligações tetravalentes. A adição de material trivalente (o dopante), faz com que apareçam "lacunas", e o material básicodopado passa a ser um material do tipo p (+). Se, por outro lado, a adição for de substância pentavalente, haverá excesso de elétrons, e o material dopado será do tipo n (-).
Éinteressante observar que uma concentração de apenas um átomo do dopante em átomos do semicondutor básico já é suficiente para elevar em muito a condutividade.
Com silício e...
tracking img