Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA – UFRR
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL – DEC
ENGENHARIA CIVIL

VISITA TÉCNICA AOS CANTEIROS DE OBRAS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E DO ARQUIVO GERAL, NA UFRR.

Boa Vista - RR
2009

Relatório sobre a visita técnica feita aos canteiros de obras do Centro de Convivência e do Arquivo Geral,na UFRR
.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA – UFRR
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL – DEC
METODOLOGIA DA ENGENHARIA CIVIL
PROF. DR. DIRCEU MEDEIROS DE MORAIS



Relatório sobre a visita técnica feita aos canteiros de obras do Centro de Convivência e do Arquivo Geral, na UFRR

Boa Vista - RR
2009
INTRODUÇÃO
Otermo Construção Civil engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas e aeroportos, onde participam Arquitetos e Engenheiros Civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
O profissional dessa área fiscaliza as atividades e as equipes no canteiro de obras, além de fazer o controle técnico dos materiais e dos processos empregados naconstrução. Acompanha o reconhecimento topográfico do terreno e conduz as movimentações de terra e o assentamento das camadas de pavimentação. Pode dedicar-se às instalações hidráulicas em obras de saneamento, determinando as escavações, a colocação das tubulações de água e esgoto e o aterro das valas. Também estuda e programa novas tecnologias ou se especializa em determinado tipo de material, comoo concreto.
Dentre as áreas de atuação do profissional de Construção Civil, pode-se destacar:
Edifícios: Definir, orientar e acompanhar a execução das fundações, o levantamento e a vedação da estrutura, a confecção de lajes, do madeiramento, do telhado e a colocação de revestimento, piso e esquadrias. Controlar a qualidade dos processos e dos materiais empregados, como areia, cimento, tijolo ecerâmicas.
Hidráulica: Planejar e executar redes de água, esgoto e saneamento, drenagem fluvial, instalações hidráulicas, prediais e industriais. Definir e testar tubos, conexões e válvulas.
Topografia, pavimentação e terraplanagem: Gerenciar a medição de terrenos, fazer a sondagem do subsolo, calcular a curvatura e a inclinação da via ou estrada a ser construída. Acompanhar a escavação, adrenagem e a compactação de terras. Conservar e recuperar a pavimentação de ruas e estradas.
Material de construção e estruturas metálicas: Selecionar material a ser empregado na obra. Desenvolver tecnologias e supervisionar a fabricação de produtos e aditivos.
Urbanização: Acompanhar e organizar o crescimento e o desenvolvimento de um bairro, uma cidade ou uma região.

Relatório
Com oobjetivo explanar os mais variados assuntos que englobam Construção Civil e também Estruturas, aliado à palestra dada no dia 26 de junho, sobre o mesmo assunto, o Prof. Dr. Dirceu Medeiros de Morais, também autor da palestra, conduziu os acadêmicos de Engenharia Civil aos canteiros de obras do Centro de Convivência e do Arquivo Geral, na UFRR, ás 10h30min do dia 3 de julho.
Dentre os assuntos,referentes à Construção Civil, citados pelo Professor Dirceu, pode-se destacar que:
* Definiu-se Construção Civil, e também canteiro de obras, como sendo algo que se desenvolve por fases, pois à medida que a obra vai sendo feita, vão aparecendo particularidades.
* Canteiro de obras seria algo como uma fábrica, e a obra o produto, onde diferentemente do padrão de indústria atual, na qual a fábricapermanece fixa e os produtos passam por ela, o canteiro se desloca até obra (a fábrica vai até o produto), permanecendo, assim, fixo o produto.
* O ritmo de trabalho no ramo da construção civil foi frisado, pois é sempre aquele (que ocorre no canteiro visitado), ou seja, constantemente debaixo do sol, andando em meio ao barro ou campo presente na obra, e na maioria das vezes cansativo,...
tracking img