Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resistência dos Materiais

Apostila
Índice


1. TENSÃO 2

1.1. Introdução 2

1.2. Equilíbrio de um corpo deformável 2

1.3. Tensão 13

1.4. Tensão normal média em uma barra com carga axial 13

1.5. Tensão de cisalhamento média 13

1.6. Tensão admissível 13

2. DEFORMAÇÃO 13


TENSÃO


1 Introdução


A resistência dos materiais é um ramo damecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadaa a um corpo deformável e a intensidade das forcas internas que agem no interior do corpo. Esse assunto tambem envolve o cálculo das deformações do corpo e proporciona o estudo de sua estabilidade quando submetido a forças externas.

Resumo ( Analisar os princípios da estática para determinar os esforços internos resultates de umcorpo.

[pic]

[pic]

[pic]
[pic]
[pic]

[pic]
Quando o número de movimentos impedidos é maior que o necessário para impedir o movimento de corpo rígido da estrutura, diz-se que a estrutura é hiperestática, ocorrendo uma situação indesejável de equilíbrio estável.
Nesse caso, as equações universais da Estática não são suficientes para a determinação das reações de apoio, sendo necessáriasequações adicionais de compatibilidade de deformações.

[pic]

[pic]

[pic]


2 Equilíbrio de um corpo deformável


Haja vista o importante papel desempenhado pela estática no desenvolvimento e na aplicação da resistência dos materiais, também e muito importante que seus fundamentos sejam bem compreendidos.

Cargas externas ( Um corpo pode ser submetido a vários tipos do cargasexternas; todavia, qualquer uma delas pode ser classificada como uma força de superfície ou uma força de corpo (Figura 1).
[pic]

Figura 1


Forças de superfície ( Como o nome sugere, forças de superfície são causadas pelo contato direto de um corpo com a superfície do outro. Em todos os casos, essas forças estão distribuídas pela área de contato entre os corpos. Se essa área for pequena emcomparação com a área
da superfície total do corpo, então a força de superfície pode ser idealizada como uma única força concentrada, aplicada a um ponto do corpo. Per exemplo, a força do solo sobre as rodas de uma bicicleta pode ser considerada uma força concentrada quando estudamos a carga que age sobre a bicicleta. Se a carga de superfície for aplicada ao longo de uma área estreita, ela pode setidealizada como uma carga distribuída linear, w(s). Neste caso, a carga e medida come se tivesse uma intensidade de força/comprimento ao longo da área, e é representada graficamente por uma série de setas ao longo da linha s.

A força resultante FR. de w(s) é equivalente a área sob a curva da cargo distribuída, e essa resultante age no centróide C ou centre geométrico dessa área. A carga ao longodo comprimento de uma viga é um exemplo típico de aplicação freqüente dessa idealização.

Força de corpo ( A força de corpo é desenvolvida quando um corpo exerce uma força sobre outro, sem contato físico direto entre eles. Citamos come exemplo os efeitos causados pela gravitação da Terra ou seu campo eletromagnético. Embora as forças de corpo afetem cada uma das partículas que compõem o corpo,elas normalmente são representadas por uma única força concentrada que age sobre ele. No case da gravidade, essa força é denominada peso do corpo e age no centre de gravidade deste.

Reações do apoio
As forças de superfície que se desenvolvem nos apoios ou pontos de contato entre corpos são denominadas reações.

Se o apoio impedir a translação em uma determinada direção, então uma força deveser desenvolvida no elemento naquela direção. Da mesma forma, se o apoio impedir a rotação, um
momento deve ser exercido no elemento.
[pic]
[pic]

[pic]

Equação de Equilíbrio
O equilíbrio de um corpo exige um equilíbrio de forças. para impedir a translação ou um movimento acelerado do corpo ao longo de uma trajetória reta ou curva, e um equilíbrio de momentos, para impedir que o corpo...
tracking img