Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS
? ? ? ? ?

Ligações rosqueadas; Ligações soldadas; Ligações flangeadas; Ligações de ponta e bolsa; Outras Ligações: - Ligações de compressão; - Ligações patenteadas.

1

Fatores que influenciam na escolha do meio de ligação a ser usado:
? ? ? ? ? ? ?

Material e diâmetro do tubo; Finalidade e localização; Custo e grau de segurança exigido; Pressão etemperatura de trabalho; Fluido contido; Necessidade ou não de desmontagem; Existência ou não de revestimento interno.

2

1

Ligações Rosqueadas
? ? ? ?

Para tubos de pequenos diâmetros, essas ligações são de baixo custo e de fácil execução. EMPREGO: Diâmetro nominal: 2”a 4” TIPOS: - Luvas e uniões

3

Ex: Ligações Rosqueadas

4

2

Luvas e Uniões Rosqueadas

União
5

LuvaLigações Rosqueadas
?

As ligações rosqueadas são as únicas usadas para tubos galvanizados, tanto de aço como de ferro forjado; Empregam-se também ligações rosqueadas, embora não exclusivamente, em tubos de aço-carbono, aços-liga, ferro fundido, e materiais plásticos; Para tubos de aços inoxidáveis e de metais não-ferrosos, o rosqueamento é muito raro, devido às paredes finas.

?

?

63

Ligações Rosqueadas
? ? ?

São pontos fracos nas tubulações; Sujeitas a possíveis vazamentos; Resistência menor que o próprio tubo.

Limitam-se na prática:
? ?

Tubulações de baixa responsabilidade: instalações prediais; Tubulações de serviços secundários em instalações industriais: água, ar comprimido e condensado, em baixas pressões e temperatura ambiente.

7

LigaçõesSoldadas
? ? ? ? ?

VANTAGENS: Resistência mecânica boa; Estanqueidade perfeita e permanente; Boa aparência; Facilidade na aplicação de isolamento térmico ou pintura; Nenhuma necessidade de manutenção, devida a sua resistência mecânica. DESVANTAGENS: Dificuldade de desmontagem; Necessidade de mão de obra especializada para sua execução e cuidados especiais quando efetuar a soldagem em ambientes comcombustíveis, inflamáveis ou explosivos.

? ?

8

4

Tipos de ligações soldadas:
1- SOLDA DE TOPO:

?

?

? 9

A solda de topo é o sistema mais usado para as ligações entre tubos de 11/2" até 2" ou maiores, de aços de qualquer tipo. Pode ser aplicada em toda a faixa usual de pressões e de temperaturas, inclusive para serviços severos (fluidos inflamáveis, tóxicos e/ou pressão etemperatura acima de 0,7 Mpa e 100ºC, respectivamente). Na solda de topo pode-se admitir que a sua resistência seja equivalente à do próprio tubo.

ANSI
• American
National Standards Institute ("Instituto Nacional Americano de Padronização"), também conhecido por sua sigla ANSI, é uma organização particular dos EUA sem fins lucrativos que tem por objetivo facilitar a padronização dos trabalhosde seus membros.

• Segundo a • Por

própria organização, o objetivo é melhorar a qualidade de vida e dos negócios nos Estados Unidos. ser uma entidade padrão de uma economia forte, outras entidades semelhantes no mundo seguem alguns do padrões adotados pela ANSI.

• Seu
10

equivalente no Brasil seria a ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas.

5

ASME
• American Society OfMechanical Engineers - ASME

•Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos

Fundada em 1880 como Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, hoje ASME promove a arte, ciência e prática de mecânico e multidisciplinar de engenharia e ciências afins ao redor do mundo.

11

2- SOLDA DE ENCAIXE (OU DE SOQUETE):
?

?

?

Maioria dos tubos até 11/2’’ , inclusive em toda faixa usual depressão e temperatura, p/ tubos de aço de qualquer tipo; Para tubulações de aço e metais não-ferrosos, emprega-se sempre solda elétrica, com eletrodos do mesmo material dos tubos. Para tubulações de plástico empregam-se adesivos adequados ao tipo de plástico usado;

12

6

Ligações Flangeadas

13

Ex: Ligações Flangeadas

14

7

As ligações flangeadas são ligações facilmente...
tracking img