Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS DE PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO

PROTEÇÃO CATÓDICA
A proteção catódica consiste em polarizar a superfície do metal a ser protegido de forma que todas as suasáreas se tornem catódicas e nelas ocorram somente as reações de redução.
O inicio de seu estudo data de 1823, por Sir Humhrey Davy, na época com a intenção de protegeras chapas de cobre que revestiam o casco de madeira dos navios de guerra.
No Brasil, o emprego da proteção catódica, em escala industrial data da década de 60, com aPetrobrás (oleodutos submarinos e instalações portuárias).
CONDIÇÃO NECESSÁRIA:
• contato direto da estrutura com um eletrólito, no qual se instalam os anodos.TIPOS DE PROTEÇÃO CATÓDICA:
• galvânica ou por anodos de sacrifício
• por corrente impressa

Proteção Catódica Galvânica
Consiste no acoplamento intencional de ummetal mais ativo ao metal da estrutura que se quer proteger, de forma que haja desgaste do metal mais ativo que também e chamado de anodo de sacrifício, mantendo aestrutura como catodo, dai o nome de proteção catódica.
A corrente de proteção se origina na diferença de potencial entre o metal a ser protegido e o metal do anodo.Tipos de anodos
Os anodos mais usados são os de magnésio, zinco e alumínio e os motivos de serem usados são: maior diferença de potencial entre anodo e o metal a serprotegido e a menor polarização anódica (dissolve-se com facilidade). Esse tipo de anodo é distribuído ao longo da estrutura a proteger, para manter boa distribuição decorrente. São usados com enchimento condutor para evitar contato direto com o solo natural (formação de macropilhas de corrosão) e para baixar a resistência do circuito.
tracking img