Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA

Calcula-se que 74% da superfície terrestre sejam constituídos de água. A água disponível para consumo humano se restringe a 0,8% do total existente no planeta, incluindo não somente as águas superficiais, mas também as subterrâneas, que podem estar a uma profundidade de até 4.000 metros. O restante da água se encontranos oceanos e nas geleiras.
A perspectiva é de que muitas disputas e guerras sejam deflagradas nos próximos anos devido à escassez de água. Alguns países do oriente médio já se encontram em situação crítica e até mesmo no Brasil, a cidade de São Paulo entre outras cidades já começam a enfrentar situações de racionamento de água.
As águas superficiais possuem múltiplos usos, servindopara o abastecimento público, processos industriais e agricultura. São diretamente utilizadas como receptoras de despejos industriais e domésticos. Indiretamente, são influenciadas por fontes difusas de poluição como agrotóxicos ou resíduos sólidos. As cargas atmosféricas também atingem as águas pelas chuvas ou mesmo diretamente através da queda de partículas em suspensão.
Para garantir aqualidade das águas e seus múltiplos usos são necessárias medidas de proteção e controle. O controle através das análises físico-químicas normalmente não é suficiente porque as condições analíticas são limitadas, considerando-se a existência de milhões de diferentes substâncias químicas no ambiente, que interagem continuamente originando novas substâncias.
A água consumida pelo ser humanodeve obedecer a critérios de qualidade definidos por normas nacionais ou internacionais. A obediência a esses critérios determina que a seleção da tecnologia de tratamento a ser adotada considere, além da qualidade da água a ser tratada, a própria característica da comunidade a ser beneficiada. Em muitos países em desenvolvimento, não há disponibilidade de recursos financeiros para construirestações de tratamento sofisticadas, exigindo dos pesquisadores que difundam as tecnologias apropriadas, visando convertê-las em projetos realistas, econômicos e confiáveis.
Do ponto de vista tecnológico, água de qualquer qualidade pode ser, em princípio, transformada em água potável, porém, os custos envolvidos e a confiabilidade na operação e manutenção podem inviabilizar o uso de um determinadocorpo d’água como fonte de abastecimento. Existe uma relação intrínseca entre o meio ambiente e as tecnologias de tratamento, isto é, em função da qualidade da água de um determinado manancial e suas relações com o meio ambiente, há tecnologias específicas para que o tratamento seja eficientemente realizado.
No Brasil, a Resolução no 20 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente (1986),estabelece a classificação das águas em todo território nacional de acordo com seus usos preponderantes, presentes e futuros. Segundo esta resolução, quatro das cinco classes de água doce incluem entre seus usos preponderantes, a destinação para abastecimento público, considerando o tipo de tratamento requerido, a saber.
1.1 ABASTECIMENTO D’ÁGUA, IMPORTÂNCIA SANITÁRIA E ECONÔMICA

Á água énecessária para beber, cozinhar e muitos outros usos, dentro das várias atividades humanas.
Seu uso para abastecimento passa previamente pôr tratamento objetivando atender as seguintes finalidades :

a) De ordem sanitária, através de :
- controle e prevenção de doenças;
- Implantação de hábitos higiênicos ( banho, limpeza de utensílios, etc. )
- Facilitar limpeza pública;
- Facilitar práticasdesportivas;
- Proporcionar conforto e bem estar

b) De ordem estética, através de :
- Correção de cor, turbidez, odor e sabor

c) De ordem econômica, através de :
- Aumenta a vida média pela diminuição da mortalidade;
- Aumenta a vida produtiva do indivíduo, quer pelo aumento da vida média, quer pela diminuição de tempo perdido com doenças;
- Facilitar a instalação de indústrias,...
tracking img