Engenharia quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

A preocupação das matrizes energéticas com o esgotamento dos derivados fósseis, dentre eles o petrodiesel, vem atraindo cada vez mais a atenção de pesquisadores e cientistas na busca de um combustível renovável, mais barato e menos poluente para o meio ambiente. O petrodiesel é um óleo mineral formado a partir da destilação do petróleo. Sua composição apresenta hidrocarbonetosinsaturados, resíduos, cinzas, compostos de enxofre entre outras impurezas provenientes do processo natural de decomposição de matéria orgânica. O seu uso acarreta um aumento na concentração de poluentes como CO, CO2, NOx, SOx, bem como materiais particulados lançados no meio ambiente (Hartmann et al, 2004).
Como forma de substituição parcial ou total dos combustíveis não renováveis, o biodiesel ea biomassa surgiram como alternativa de minimizar os danos provocados pelos derivados petrolíferos. A biomassa, como matéria-prima para a produção de energia, é obtida através de conversões termoquímicas como liquefação, gaseificação e pirólise ou conversões químicas, como é o caso do Bioetanol, Biogás e Biodiesel. O Brasil é um dos países que possuem um elevado potencial para a produção decombustíveis oriundos de biomassas (FERRARI, R. A. et al, 2005).
O biodiesel é obtido pela reação de esterificação ou transesterificação, que consiste na reação de um óleo vegetal, gordura animal ou residual com um álcool de cadeia curta e polar, como o metanol e o etanol, com um catalisador ácido ou básico. Da reação originam-se como subprodutos o biocombustível e a glicerina, sendo esta últimautilizada para produção de cosméticos e sabonetes. Os óleos vegetais e gorduras animais utilizados como matéria-prima são basicamente compostos de triglicerídeos, ésteres de glicerol e ácidos graxos. Algumas fontes de óleos vegetais potencialmente favoráveis para produção do biodiesel são a polpa do dendê, a do abacate, a amêndoa do coco de babaçu, semente de girassol, caroço de algodão, grão deamendoim, sementes como a de canola e maracujá. Entre as gorduras animais, destacam-se o sebo bovino, os óleos de peixes, o óleo de mocotó, a gordura residual suína e de a frango (WOLFF A. S. et al,2008).
Além dos óleos e gorduras virgens, constituem também matéria-prima para a produção de biodiesel, o óleo e gordura residual, resultante de processamentos domésticos, comerciais e industriais. Entreas gorduras residuais, podemos destacar os óleos de frituras. A utilização desses resíduos na síntese de biodiesel é muito favorável, tanto para a economia quanto para o meio ambiente (PARENTE 2003).

Para elaboração deste relatório, fez-se necessária a utilização das seguintes fórmulas:
Média (1)
Desvio Padrão (2)Erro provável (3)
Densidade (4)
Viscosidade relativa (5)
Símbolos utilizados
= massa
= volume
= tempo de escoamento

Este relatório tem por objetivo proporcionar o aprendizado sobre o aproveitamento de óleos residuais como matéria-prima para produção do biodiesel, e comparar suascaracterísticas com outros tipos de óleo.

2. MATERIAL E METÓDOS

3.1. Materiais
- Óleo de Soja
- Óleo residual de fritura
- Óleo Diesel
- Metóxido de Potássio
- Ácido Clorídrico
- Sulfato de Sódio Anidro
- Água destilada
- Balão de fundo chato
- Funil de decantação
- Proveta
- Papel filtro
- Fita de pH

3.2. Equipamentos
- Chapa aquecedora com agitação magnética
-Termômetro
- Picnômetro
- Densímetro
- Sistema de filtração à vácuo

3.3. Metodologia
A prática foi realizada com a síntese do biodiesel a partir da transesterificação de óleo de soja residual com metanol catalisada por base. O metanol, por ser um líquido volátil, inflamável e tóxico, foi manipulado na capela e com pera de sucção.
PRODUÇÃO DO BIODIESEL
Em um balão de fundo chato...
tracking img