Engenharia no mundo globalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Engenharia no Mundo Globalizado






















Introdução

Nesse trabalho abordamos a vida do engenheiro no mundo globalizado, bem como os impactos causados à sociedade, economia e meio ambiente. O engenheiro deve estar apto a atuar neste mundo global e marcado por grandes transformações, cujo avanço da tecnologia implica na eficácia de projetos e também nodesgaste ambiental. Essa questão vem sendo valorizada pela sociedade, visando diminuindo os impactos decorrentes da ação antrópica que tem tido maior destaque principalmente por conta da escassez dos recursos naturais. Empresas vêm alertando sobre a conservação do meio ambiente para obtenção do desenvolvimento sustentável.Engenharia é a ciência que aplica os conhecimentos teóricos. A função dos engenheiros é transformar a natureza e produzir novas utilidades para as pessoas. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e por fim coordena a construção.
É o engenheiro que faz a ponte entre o conhecimento técnico produzido nas faculdades,centros de pesquisa e empresas e a realidade.
A engenharia tem uma forte relação com as ciências exatas, no entanto, ao contrário do que muita gente pensa, nem toda engenharia está relacionada com matemática e objetos concretos, hoje em dia temos, por exemplo, a Engenharia Genética que é relacionada à biologia e a Ciência da Computação que lida puramente com objetos virtuais.
O texto o qual foidado para o estudo fala acerca da falta de engenheiros no Brasil. Bem verdade que se nos aprofundarmos na história da Engenharia no Brasil e no mundo podemos observar a verdadeira importância que é dada a esses profissionais tanto na esfera nacional como mundial. No nosso país há menos profissionais formados a cada 10 mil pessoas do que em países como Chile e Eslovênia. Será que a sociedade é bemorientada sobre a importância destes profissionais no meio social? Será que o mercado de trabalho está ciente da necessidade dos serviços técnicos e científicos que eles podem oferecer? E por que os estudantes de uma forma geral têm se desestimulado a procurar a engenharia na hora de optar por suas carreiras profissionais?

O engenheiro do século XXI tem como principal objetivo trabalhar para umdesenvolvimento sustentável. Assim, inovações fazem parte do seu cotidiano. Logo, o profissional de engenharia tem como desafio conciliar a ciência, a tecnologia e a sociedade. Eles são responsáveis por alterações no ambiente natural, e sem o devido controle pode causar inúmeros problemas como desmatamento, escoamento da água e poluição causada pelos gases tóxicos que são liberados no ar. Todoprofissional em engenharia tem que trabalhar voltado e focado na prevenção, pois além de custar menos é melhor evitar do que resolver o problema depois dele estar instalado.

As restrições no mercado de trabalho, empresas pagando salários abaixo do piso e aumento da carga horária, são alguns dos fatores que fizeram com que por um tempo a profissão fosse desprestigiada, esquecida, desqualificada. Sódepois de algumas crises e recessões a profissão do engenheiro passou a estar entre as opções dos jovens na hora de escolher suas profissões.
A economia brasileira está em um bom momento e tem afetado assim os salários de alguns profissionais. Tomando como exemplo a construção civil, a demanda de mercado proporcionou uma valorização salarial de 20% aos engenheiros. A partir desse resultado énotório o aquecimento da economia nessa área. Segundo Fernando Mantovani: "A valorização foi alta, mas menor do que no último ano, quando observamos uma liberdade financeira muito grande para as empresas contratarem".
O mercado atualmente tem gerado uma grande demanda por engenheiros formados, principalmente em áreas como construção civil, infra-estrutura, energia, petróleo e gás e agronegócios,...
tracking img