Engenharia de software i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IFTM-Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Engenharia de Software I – 2º período

1) Defina:
a)Modelo de processos
R: É uma maneira formal de representar como o sistema de uma empresa funciona. . Ilustra os processos e atividades que são executadas e como os dados transitam entre elas. Pode ser usado para documentar o sistema atual (isto é, o sistemano estado) ou o novo sistema que está sendo desenvolvido (ou seja, o sistema futuro). Há muitas técnicas diferentes de modelagem de processos sendo usadas atualmente, a mais comum é a diagramação de fluxo de dados.
b) Entidade externa
R: Uma Entidade Externa é uma pessoa, um grupo de pessoas, uma empresa ou um setor de uma companhia que esteja fora do controle do sistema que está sendomodelado. Uma Entidade Externa também pode ser um outro sistema com o qual o sistema que está sendo modelado se comunicará.
c) Fluxo de Dados
R: Um Fluxo é utilizado para mostrar o movimento de fragmentos ou de pacotes de informações de um ponto a outro do sistema. Os Fluxos representam dados em movimento.

d) Processo
R: Um Processo mostra uma parte do sistema, a que transforma dados de entrada emdados de saída. Um Processo mostra como uma ou mais entradas são convertidas em saídas.
e) Depósito de dados
R: Um Depósito de Dados é utilizado para se modelar uma coleção de dados em repouso.
f) Depósito de dados externo
R: Um Depósito de Dados Externo é utilizado para se modelar um depósito de dados que recebe ou envia dados para o sistema, mas que não está contido dentro do mesmo.

g)Explosão
R: O processo original permanece no diagrama, sendo criado um novo Diagrama de fluxo de dados (DFD) de nível inferior, consistindo de processos menos complexos. Assim, um projeto não é representado por um único Diagrama de fluxo de dados (DFD), mas sim por um conjunto de DFDs em vários níveis de decomposição Funcional.

2) Quais são as considerações importantes a respeito das entidadesexternas?
R: 1ª- As Entidades Externas são externas ao sistema que estamos modelando, os dados que interligam as Entidades Externas aos diversos processos de nosso sistema representam a interface entre o sistema e o mundo externo.
2ª- O Analista de Sistemas, por isso mesmo, não pode modificar o conteúdo, ou a organização ou os procedimentos relativos às Entidades Externas.
3ª- Qualquerrelacionamento existente entre Entidades Externas não será mostrado no Diagrama de Fluxo de Dados.
4ª- Se existirem relacionamentos entre Entidades Externas e for essencial que o Analista de Sistemas os modele para documentar de forma correta os requisitos do sistema, então, por definição, as Entidades Externas são realmente parte do sistema e devem ser modeladas como processos internos ao sistema.
3)Quais são as considerações importantes a respeito do fluxo de dados?
R: 1ª - Os Fluxos de Dados devem ter nomes que representem o significado do pacote que se move pelo fluxo.
2ª- Procure fazer Fluxos de Dados o mais reto possível e evite que eles se cruzem, é claro que isso só será possível depois de se refazer o DFD várias vezes.
3ª - Cuidado com os Fluxos de Dados sem nome, às vezes o nome foiomitido por que a informação do nome é óbvia, mas às vezes pode-se estar omitindo o nome do Fluxo simplesmente porque não se conseguiu encontrar um nome satisfatório, isso deve ser evitado.
4ª - Os Fluxos de Dados que chegam e saem de entidades externas representam as interfaces do sistema com o mundo externo.
4) Quais são as considerações importantes a respeito dos processos?
R:1ª - Um bomnome de processo tem que ser composto por uma frase constituída de um verbo e de um objeto. Por exemplo: Calcular Valor do Imposto, Validar Entrada, Receber Pedidos. Preste atenção: não existem processos sem nome.
2ª- Temos a tentação de utilizar nomes vagos como FAZER SERVIÇO, MANIPULAR ENTRADA e PROCESSAR DADOS. Muitas vezes isso significa que o Analista de Sistemas não está bem certo de qual...
tracking img