Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
DISCIPLINA: CULTURA E SOCIEDADE
PROFESSORA: MARIA DE FATIMA SILVA PORTO


TEMA: O CONHECIMENTO EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS

Instrução: Leia atentamente o texto abaixo para responder as questões propostas.

O Senso Comum e a Ciência

O cientista virou um mito. E o mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento.Esse é um dos resultados engraçados (e trágicos) da ciência. Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que o cientista manda.
Antes de mais nada, é necessário acabar com o mito de que o cientista é uma pessoa que pensa melhor do que as outras. O fato de uma pessoaser muito boa para jogar xadrez não significa que ela seja mais inteligente do que os não-jogadores. Você pode ser um especialista em resolver quebra-cabeças. Isso não o torna mais capacitado na arte de pensar. Tocar piano (como locar qualquer instrumento) é extremamente complicado. O pianista tem de dominar uma série de técnicas distintas oitavas, sextas, terças, trinados, legatos, stacattos ecoordená-las, para que a execução ocorra de forma integrada equilibrada. Imagine um pianista que resolva especializar-se, (note bem esta palavra, um dos semideuses, mitos, ídolos da ciência) na técnica dos trinados apenas. O que vai acontecer é que ele será capaz de fazer trinados como ninguém - só que ele não será capaz de executar nenhuma música Cientistas são como pianistas que resolveramespecializar-se numa técnica só imagine as várias divisões da ciência - física, química, biologia, psicologia, sociologia - como técnicas especializadas. No início, pensava-se que tais especializações produziriam, miraculosamente, uma sinfonia. Isso não ocorreu. O que ocorre, frequentemente, é que cada músico é surdo para o que os outros estão tocando. Físicos não entendem os sociólogos, que não sabemtraduzir as afirmações dos biólogos, que, por sua vez, não compreendem a linguagem da economia, e assim por diante.
A especialização pode transformar-se numa perigosa fraqueza. Um animal que só desenvolvesse e especializasse os olhos se tornaria um gênio no mundo das cores e das formas, mas se tornaria incapaz de perceber o mundo dos sons e dos odores. E isso pode ser fatal para asobrevivência.
O que eu desejo que você entenda é o seguinte: a ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos. Quem usa um telescópio ou um microscópio vê coisas que não poderiam ser vistas a olho nu. Mas eles nada mais são que extensões do olho. Não são órgãos novos. São melhoramentos na capacidade de ver, comum a quase todas as pessoas. Um instrumento que fosse a melhoria deum sentido que não ternos seria totalmente inútil, da mesma forma como telescópios e microscópios são inúteis para cegos, e pianos e violinos são inúteis para surdos.
A ciência não é um órgão novo de conhecimento. A ciência é a hipertrofia de capacidades que todos têm. Isso pode ser bom, mas pode ser muito perigoso. Quanto mais a visão em profundidade, menor a visão em extensão. Atendência da especialização é conhecer cada vez mais de cada vez menos.
Fonte: Adaptado de: ALVES, Rubem. Filosofia da ciência. Introdução ao jogo e suas regras. 8.ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Exercício
QUESTÃO 01 - Coloque (V) ou (F) conforme seja verdadeira ou falsa as afirmativas propostas.

A ( F ) A especialização exige um diálogo transdisciplinar entre os vários ramos cio saber
B ( V )O cientista pode tornar-se vítima de sua criação caso não se previna contra a hipertrofia de outras capacidades.
C ( F ) O autor defende a tese de que a sociedade não necessita pensar já que os cientistas estão autorizados a fazer isso por ela.
D ( F ) O cientista é uma pessoa mais capacitada do que as demais na arte de pensar: por isso foi-lhe delegada essa tarefa.

QUESTÃO 02 -...
tracking img