Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CAPIXABA DA SERRA – SERRAVIX
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
CURSO: ENGENHARIA CIVIL – BACHARELADO
PROFESSOR: LORENA DE BORTOLI










RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº: 01
VIDRARIAS E SEUS VOLUMES


NOME / TURMA:
ADRIANA LIMA / 3ECIA
DANYELLE ALVES / 3ECIA
GABRIELA FEREIRA / 3ECIA
INGRID LIBARDI / 3ECIA
MARIELEN CORREA / 3ECIA
PAULO VICTOR BARROS / 3ECIA
SERRA
2013 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal relatar, demonstrar e organizar informações e dados obtidos mediante prática realizada no laboratório de Química.
É necessário conhecer a função de cada equipamento a ser utilizado e o procedimento para uso correto dos mesmos.
Os instrumentos utilizados no trabalho de laboratório são feitos dos mais diversos materiais (vidro,cerâmica, metal, entre outros), por isso, além de conhecer suas finalidades, modo de limpeza e armazenamento correto, é preciso considerar suas limitações físicas e químicas.
São usadas, em laboratório, várias vidrarias para a manipulação de substâncias. Em todos os experimentos laboratoriais, há necessidade da determinação precisa das medidas a serem usadas. Porém, todas as medidas físicaspossuem certo grau de incerteza. O equipamento usado e o manipulador podem impor limitações na medida feita. Assim, o valor número resultante da medida experimental, terá uma incerteza associada a ela, ou seja, um intervalo de confiabilidade de erro experimental (BACCAN et al, 2001, p. 1).
Além da escolha da vidraria correta para o experimento a ser realizado, tem-se que verificar as condições em queo tal se realiza, pois existem fatores que interferem na calibração e/ou reação de determinada vidraria e/ou equipamento.

Cada vidraria é usada com uma finalidade específica. Já os mais estreitos, como as pipetas e os balões volumétricos, identificam facilmente a variação de pequenas gotas no volume do recipiente, sendo, portanto, mais precisos.

OBJETIVO
Aprender a manusear os materiais, everificar as medidas, diferenciando as precisões e escalas de cada tipo de material de medição.

PARTE EXPERIMENTAL
 Materiais
• 01 Béquer de 50 ml;
• 01 Béquer de 100 ml;
• 02 Provetas de 25 ml;
• 01 Proveta de 50 ml;
• 01 Erlenmeyer de 50 ml;
• 01 Bureta de 50 ml;
• 01 Pipeta Volumétrica de 25 ml;
• 01 Pipeta graduada de 10 ml;
• 06 Tubos de ensaios;
• 01 Pisseta;
• 01 Estante;• 01 Suporte Universal;

 Reagentes
• Água;

 Procedimentos:
Primeiro um frasco plástico chamado de Pisseta foi preenchido com água para auxiliar nos procedimentos dos experimentos. E foi estabelecido que a medição do volume da água nos materiais dever ser feito na altura dos olhos, e sempre na parte inferior do menisco que é a curvatura do líquido.
1º Experimento - Foi medida certaquantia de água no Béquer de 50 ml, que é graduado de 10 e 10 ml, por isso ele é considerado um material de medição com pouca precisão, transferindo para uma Proveta de 25 ml obtendo valor diferente da escala do Béquer.
2º Experimento - Em seguida foram medidos 25 ml de água no Erlenmeyer de 50 ml, e transferido para a Proveta de 50 ml, ao verificar a medida da água na Proveta foi encontrado 26 ml,sofrendo então variação do volume.
Foi transferida para o Béquer de 100 ml, certa quantia de água, pois ele auxiliara na transferência do líquido, pois o “bico” que ele possui evita que o líquido seja derramado.
3º Experimento - A Bureta de 50 ml foi colocada no Suporte Universal, e preenchida com água do Béquer de 100 ml até a altura do menisco, verificando sempre se não havia bolhas, casohouvesse a torneira localizada na parte inferior da Bureta era aberta permitindo a saída do líquido até o nível da bolha, e acrescentando mais água sempre verificando a altura do menisco.
O Béquer de 100 ml foi esvaziando colocado logo abaixo da Bureta, a torneira “gota-gota” foi aberta e a água foi transferida para a Proveta de 50 ml, as medidas foram verificadas e na altura do menisco foi...
tracking img