Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivo
Com o presente ensaio pretende-se demonstrar as características de tempo de pega do cimento, a fim de consolidar os aspectos teóricos abordados em sala de aula. Objetivando a observação na prática, assim estreitando o contato do material com o aluno.

2. Fundamento teórico

Aglomerante é o material ativo, ligante, cuja principal função na formação da pasta é promover a uniãoentre os grãos do agregado, sendo em geral pulverulento.
A pasta é a mistura de aglomerante com água, utilizado principalmente, em associação com demais agregados, com propósito de ampliar sua aplicação devido ao aumento da resistência a tração e compressão. Formando assim argamassas e concretos, de acordo com o agregado associado.
O aglomerante utilizado no ensaio é classificado como hidráulico, ouseja, reage quimicamente com a água, proporcionando o seu endurecimento.
A reação deste com a água dá início a pega do mesmo. Pega é a perda de fluidez da pasta, até que esta deixe de ser deformável para pequenas cargas e se torne rígida.
A pega do cimento se dá em duas fases: início de pega é período inicial de solidificação da pasta, contado a partir do lançamento de água no aglomerante efim de pega, que é quando a pasta se solidifica completamente, não significando que tenha totalizado a sua resistência.
O tempo de cada etapa varia de acordo com o cimento utilizado, sendo o tempo de início de pega normal é superior a 60 minutos, de pega semi-rápida entre 30 e 60 minutos e o de pega rápida inferior a 30 minutos. Já o tempo para o fim de pega no cimento normal é de cinco a dez horasapós a soma de água ao aglomerante, nos de pega rápida se verifica após poucos minutos do seu início.
Como estas características variam de acordo com a finura do cimento, tipo de cimento e condições ambientais é importante temos conhecimento destes, a fim de eliminarmos variáveis que podem interferir nos resultados do ensaio.
Para tal o processo de peneiramento, seleção de material e controledas condições ambientais se faz necessário. Utilizado os equipamentos e procedimentos citados no capítulo 3, seguindo as normas citadas no capítulo 5.

3. Atividades desenvolvidas

3.1. FINURA DO CIMENTO
3.1.1. Importância

A finura esta diretamente relacionada ao poder de reação do cimento com a água. Esta pode ser um indicativo da qualidade e validade do mesmo. Cimento mal armazenado tendea hidratar com a umidade presente no ar tornando-se impróprio para o uso. Consideramos que isto pode ocorrer tanto em sacas abertas como nas fechadas.
As normas indicam valores mínimos para a finura de cimento, que podem ser verificados através do procedimento de peneiramento de 50g de cimento, na peneira número 200 (0,075mm).

3.1.2. Método de ensaio
Seguindo o método prescrito na norma NBR15579/Cimento Portland - Determinação da finura por meio da peneira 75μm (n° 200) - Método de ensaio, MB 3432. Utilizado peneiramento manual com a peneira padrão de 75μm (nº. 200).
Equipamento
 Balança de resolução de 0,01 g;
 Peneira n° 200;
 Pincéis: Um de tamanho médio, de cerdas de náilon ou naturais com largura de 30 mm a 35 mm. O outro, de tamanho pequeno, de cerdas naturais comdiâmetro de 5 mm a 6 mm;
 Uma flanela pequena, limpa e seca;
 Cronômetro com resolução de 1 s;
 Um vidro-relógio com diâmetro aproximado de 100 mm.

Peneiramento
 Eliminação de finos
A peneira deve estar seca, limpa e encaixada no fundo. Colocar 500,05g de cimento sobre a tela da peneira. Peneirar até que os grãos mais finos passem quase que totalmente pelas malhas da tela, ocorreentre 3 minutos e 5 minutos.
 Etapa Intermediária
Tampar a peneira, retirar o fundo e dar golpes suaves no rebordo exterior do caixilho com o bastão para desprender as partículas aderidas à tela e ao caixilho da peneira. Limpar com o auxilio do pincel médio toda a superfície inferior da tela da peneira encaixando-a no fundo após a limpeza deste com a flanela. Retirar a tampa e continuar o...
tracking img