Eng. macanica quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADES DE JOINVILLE

EVANDRO JOSE RODRIGUES DA SILVA
JEFERSON CRISTIANO DE PICOLI


TRABALHO DE QUÍMICA

JOINVILLE
2011
INTRODUÇÃO

No estudo que será apresentado, fará com que vejamos com outros olhos o devido valor das matérias existentes na atmosfera e biosfera, e como podemos transformá-las para obtermos diversas substâncias derivadas que usamos nodecorrer do nosso dia, como exemplo a energia.

Saber identificar os gases de forma correta e clara ajuda e muito o entendimento de suas partes químicas, pois estão sempre presentes no nosso dia-a-dia, sendo de uso humano, animal e vegetal.

A química do petróleo.
Como sabemos, o petróleo é usado nas mais diversas áreas, no entanto são responsáveis pelas grandes poluições, como na produção denylon, borracha, poliéster, entre muitos outros exemplos que conhecemos produtos que dele podem ser derivados.

O Etanol é produzido como energia limpa é um mercado em crescimento e o Brasil é um dos pioneiros nesse ramo de atividade, o etanol é importante, pois é obtido de maneira renovável.

Composição dos Gases Que Formam a Atmosfera

Somente devido ao fato dos gases existirem, tornou-sepossível a imensa quantidade de seres vivos no planeta terra, existe uma camada formada da ação do vapor da água, gás carbônico e do ozônio, servindo para que o equilíbrio térmico do planeta seja mantido em perfeitas condições.

A atmosfera terrestre se compõe das seguintes substâncias com ordem decrescente de vastidão (os valores são relacionados à troposfera e estratosfera, ou seja, do níveldo mar perto dos 50 km de altitude):

- Nitrogênio - 78,09 %
- Oxigênio - 20,95 %
- Argônio - 2,8 %
- Água - 0,93 %
- Gás Carbônico - 0,03 %
- Ozônio - 0, 000004 %
-Criptônio (Kr):0,0001%

Nitrogênio

O azoto, nitrogénio ( português europeu ) ou nitrogênio ( português brasileiro ) é um elemento químico com símbolo N, número atómico 7 e número de massa 14 (7 protões e 7 neutrões),representado no grupo (ou família) 15 (antigo VA) da tabela periódica[1].
É o quinto elemento mais abundante no Universo. Nas condições ambientes (25 °C e 1 atm) é encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular biatómica (N2), formando cerca de 78% do volume do ar atmosférico.
A mais importante aplicação comercial do nitrogénio é na obtenção do gás amoníaco pelo processo Haber.Considera-se que foi descoberto formalmente por Daniel Rutherford em 1772 ao determinar algumas de suas propriedades. Entretanto, pela mesma época, também se dedicou ao seu estudo Scheele que o isolou.

Aplicações
O nitrogênio gasoso tem uma larga aplicação na indústria, destacando-se as indústrias química, alimentar, elétrica e metalúrgica. Na indústria química, é usado para diluir gasesreagentes, para aumentar o rendimento de algumas reações, para diminuir o risco de fogo ou explosão de certas reações ou, ainda, para evitar a oxidação, decomposição ou hidrólise de reagentes ou produtos. Na indústria alimentar é freqüentemente utilizado para evitar a oxidação de certos desperdícios ou ainda para inibir o desenvolvimento de bolores e insetos. Na indústria elétrica, o nitrogênio éusado para evitar oxidações e reações químicas indesejáveis. Pode também ser usado na pressurização do revestimento de cabos eléctricos, em lasers e como blindagem de motores. Na indústria metalúrgica usa-se em grandes quantidades para evitar a oxidação de certos metais ou a carbonização em processos de soldadura.
O nitrogênio é ainda usado como gás não-reativo na fabricação de borrachas ou plásticoexpandidos, encontrando igualmente aplicação em túneis de vento ou como líquido pressurizante de propulsores de reação.
Os usos do azoto líquido estão relacionados com a sua disponibilidade, inércia química e baixa temperatura. As indústrias de transporte relacionadas com o ramo alimentar usam nitrogênio líquido em sistemas de refrigeração e de congelamento. Por este processo mantém-se a...
tracking img