Eng.Contr.Auto

1363 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE – ANHANGUERA

CURSO DE FARMÁCIA SAÚDE AMBIENTAL

DOENÇAS EMERGENTES E REEMERGENTES

PROFESSORA: ELISÂNGELA BASTOS

Niterói
2013
DOENÇAS EMERGENTES E REEMERGENTES

O mais recente conceito, elaborado pelo Instituto de Medicina (EUA), em 2003, define como emergente e reemergente – doença infecciosa clinicamente distinta, que tenha sido recentemente reconhecida, ou uma doença conhecida cuja incidência esteja aumentando em um dado lugar ou entre uma população específica.
Doenças emergentes são doenças novas, desconhecidas da população. São causadas por vírus ou bactéria nunca antes descritos ou por mutação de um vírus já existente. Também é possível que sejam causadas por um agente que só atingia animais, e que agora afeta também seres humanos. Dentro desse conceito, a AIDS aparece como a mais importante doença emergente.
O termo emergente também pode ser utilizado para descreve quando uma doença atinge uma região antes indene, ou seja, onde até então nunca tinha sido detectado caso de moléstia. Um exemplo claro é a Hantavirose.
As doenças reemergentes são aquelas já conhecidas e que foram controladas, mas voltaram a apresentar ameaça para a saúde humana. A dengue entra nesse conceito. Até a reintrodução do Aedes aegipyti no país, em 1967, a dengue chegou a ser considerada erradicada. Porém, depois foi registrada uma série de surtos, o maior deles em 2002, quando foram notificados quase 800 mil casos da doença.
Doenças infecciosas emergentes e reemergentes são aquelas cuja incidência em humanos vem aumentando nas últimas duas décadas ou ameaça aumentar num futuro próximo.
Um número muito grande de fatores estariam envolvidos na determinação da emergência e reemergência de doenças infecciosas. Esses fatores podem agrupados em sete grupos:
Fatores demográficos
Fatores sociais e políticos
Fatores econômicos
Fatores ambientais
Fatores relacionados ao desempenho do setor saúde
Fatores relacionados às

Relacionados