Reconto "A guardadora de Gansos"

1010 palavras 5 páginas
A Guardadora de Gansos

A rainha tinha um marido que morreu, e a mãe ficou com a filha, que mais tarde se tornou princesa e se casou com um príncipe, de outro país. Quando chegou o tempo do casamento a princesa teve de ir para o país do príncipe por isso a mãe pôs-lhe adereços de ouro e também lhe deu uma aia. Cada uma tinha um cavalo e o da princesa chamava-se Faladá, um cavalo que falava. Quando chegou a hora da partida para o reino do noivo a mãe pegou num canivete e cortou os dedos e colocou três gotas de sangue no lenço e deu à filha para que a protegesse na viagem. E muito triste, despediu-se da filha. Durante a viagem, a princesa ficou com sede e pediu várias vezes à aia que lhe trouxesse água. E a aia sempre se recusou a descer do cavalo para ir buscar água. O lenço com as três gotas de sangue que a mãe lhe tinha dado, lamentava-se pela situação da princesa, dizendo:
-Se a tua mãe soubesse disto, quebrava-se lhe o coração em pedaços.
Até que numa das vezes em que a princesa bebia água num rio, o lenço com as gotas de sangue cai caiu e a aia ficou contente por a princesa ter perdido a sua protecção. Então mandou-a trocar as vestes e o cavalo, trocado por uma pileca, fazendo-se passar pela noiva. O Faladá que tudo tinha visto prometeu a si próprio não se esquece das maldades da aia.
Chegadas ao reino do noivo, a aia apresentou- se como sendo a princesa. E a verdadeira princesa foi obrigada a guardar gansos juntamente com um rapazinho chamado Conrad.
Entretanto, a aia com receio que o Faladá contasse tudo ao rei, pediu ao rei para decapitar o cavalo.
A princesa quando soube que o Faladá tinha morrido, pediu ao açougueiro para pregar a cabeça do cavalo na grande porta da cidade, por onde ela passava todas as manhãs e tardes.
Sempre que passava pela porta a princesa dizia:
-Ai Faladá, a tua cabeça cortada!
E Faladá respondia: Ai jovem rainha, que tristes os teus passos; se a tua mãe soubesse disto, quebrava-se lhe o coração em pedaços.
Então a

Relacionados