Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Um dos fatores que asseguram a competitividade de uma empresa é a busca constante pela inovação de seus produtos e serviços
As mudanças no cenário tecnológico e seus efeitos na organização do trabalho e confecção das tarefas, têm levado as empresas a desenvolver postos de trabalhos planejados sob a ótica ergonômica, na busca da produtividade e redução de custos. A ergonomia visaassegurar que as condições de trabalho sejam adequadas para as condições humanas, adaptando o trabalho ao homem. A introdução de novas tecnologias ao sistema produtivo, pressupõe um novo sistema da organização do trabalho.
As conseqüências decorrentes do aumento do número de casos de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT, têm sido uma constante preocupação das organizaçõesempresariais, em função das implicações psicofisiológicas nos trabalhadores.
Os impactos para as organizações decorrentes das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho) atingem diversas áreas, tanto no que se refere à redução da produtividade, ao aumento dos custos, aumento no absenteísmo médico, com comprometimento da capacidade produtiva dasáreas operacionais, menor qualidade de vida ao trabalhador, aposentadorias precoces e indenizações.
Considerando a utilização da ferramenta ergonomia, o objetivo principal deste trabalho foi estabelecer recomendações ergonômicas a partir da aplicação de dois modelos de 2
gestão da ergonomia: a ergonomia de correção e a ergonomia participativa. O objeto de análise concentrou-se na observação eregistro das situações de trabalho em uma célula de produção, buscando confrontar a tarefa prescrita com o registro efetivo das atividades desenvolvidas.
A pesquisa concentrou-se na Análise Ergonômica do Trabalho - AET, em célula de produção de empresa do setor metal mecânica. À luz dos conhecimentos da ergonomia física, visou-se utilizar ferramentas, para avaliação biomecânica dos operadores dacélula de produção. Foram utilizados, nesta AET, dois métodos: o método adotado em ergonomia de correção e concepção, explícito em estratégias da empresa e o método utilizado em ergonomia participativa).

Trabalho
Sobre o trabalho e o ser humano, Dejours (1994) apud Rosa (2006), afirma que:
O sofrimento no trabalho se desdobra além do espaço laboral, na medida em que o sofrimento não seaplica apenas aos processos construídos no interior da fábrica, da empresa ou da organização. O sofrimento é acrescido de processos que se desenrolam fora da empresa, no espaço doméstico e na economia familiar do trabalhador.3
Em relação ao conhecimento, homem adquire o comportamento trabalho através de um aprendizado, adaptando-se as exigências descritas à tarefa prescrita.
Ombredane e Faverge(1955), apud Santos e Lacomplez (2002), afirmam que: a distinção do trabalhos, em meados do sec. XX, procuram chamar atenção para a diferença que existe entre o conjunto das tarefas atribuídas a um trabalhador e a forma como esta acaba por realizar efetivamente seu trabalho.
Ergonomia
De acordo com Grandjean (1998)
A palavra ergonomia vem do grego: ergon-trabalho e nomos-legislação/normas.Sucintamente, a ergonomia pode ser definida como a ciência da configuração das ferramentas, das máquinas e do ambiente de trabalho. O alvo é a adequação das condições de trabalho às capacidades e realidades da pessoa que trabalha.
Ainda sobre a ergonomia, IIDA (1998), afirma que:
Fisiologistas, psicólogos, antropólogos, médicos e engenheiros trabalharam juntos para resolver os problemas causadospela operação de equipamentos militares complexos. Os resultados desse esforço interdisciplinar foram tão gratificantes, que foram aproveitados pela indústria pós-guerra.
Com relação à definição da palavra ergonomia, pode-se traduzir como a ciência que visa adaptar o trabalho ao homem para a realização de suas atividades diárias.
Laville (1977), apud Marins (2004), afirma que:
A...
tracking img