Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GIOVANA GIASSON TEDESCO

PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA: PERCEPÇÕES DOS PAIS

Orientador: Lucas Dalle Molle

Canoas 2004

2

GIOVANA GIASSON TEDESCO

PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA: PERCEPÇÕES DOS PAIS

Projeto de Pesquisa em Enfermagem Pediátrica Para obtenção do grau de Especialista em Enfermagem Pediátrica Universidade Luterana do Brasil Pró-Reitoria dePesquisa e Pós-graduação Pró-Reitora Adjunta de Pós-graduação

Orientador: Lucas Dalle Molle

Canoas 2004

3

Dedicatória

Ao meu filho Luca, nascido no decorrer da elaboração deste trabalho e que inspirou-me muitas idéias. E também a todas as crianças que cuido no meu dia-a-dia de trabalho, com certeza a inspiração para o tema deste trabalho partiu dos meus cuidados para com vocês !

4Agradecimentos

Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo nesta trajetória, entre elas, meu orientador Dr. Lucas Dalle Molle, pela amizade adquirida e disponibilidade. De um modo muito especial, agradeço, a minha mãe e ao meu marido, pelo amor, pela dedicação, compreensão e apoio em todos os momentos.

5

Epígrafe

Espere... Deseje... Cresça.... Trabalhe duro Seja !Acredite em você mesmo !!!

6

RESUMO

É no familiar mais significativo que a criança busca apoio para enfrentar o desconhecido. O cuidado humano, da equipe com a família e a criança, significa, oportunizar explicações previamente dos procedimentos que serão realizados, ouvir e valorizar a opinião dos pais e da própria criança, criar um vínculo com a família, de forma que respeitem também aequipe e estejam engajados no tratamento. Observa-se que a hospitalização gera estresse para a criança e família. Este é um estudo descritivo transversal e observacional, com dados qualitativos, realizado num hospital de médio porte na cidade de Caxias do Sul, o qual objetiva identificar as percepções dos pais diante de procedimentos de enfermagem. Participaram do estudo 13 pais de crianças entre 0 e10 anos, que estavam internadas há mais de 24 horas. Coletou-se os dados na unidade de internação, através de entrevista semiestruturada, com o consentimento do participante. Os resultados revelam que os pais apontam positivamente a competência e a presença da equipe de enfermagem nos cuidados com a criança hospitalizada. Revela também que os procedimentos de enfermagem são geradores de grandeestresse para os pais e a criança, e que a melhor maneira para enfrentarem a hospitalização do filho, é por meio de suporte emocional propiciado por um profissional qualificado. Um ponto relevante que emergiu no estudo é a comunicação entre o paciente e a equipe de enfermagem, que apresentou-se fragilizada. Sendo a enfermagem uma atividade humana e a comunicação um ato intrínseco do ser humano, umanecessidade social, somente estaremos desempenhando positivamente nosso papel, procurando aperfeiçoamento profissional. Palavras-chave: Cuidado, hospitalização da criança, percepções dos pais.

7

ABSTRACT

It is in the most significant and familiar environment that a child seeks support to face the unknown and care, from the staff to the family and child plays a very important role in thesemoments. Providing care means giving prior explanations about the procedures to follow, listening to the parents and to the child, valuing their opinions and creating a link with the family, in order to gain their respect and make them become engaged in the treatment. It has been noted that hospitalization causes stress in the child and family. The present is a descriptive, transversal andobservational study that includes qualitative data and that has been carried out in a medium-size hospital in the city of Caxias do Sul with the purpose of identifying the perceptions of parents towards nursing procedures. Thirteen parents of children aged 0 to 10 have participated in the study. At the moment of the study, the children had been hospitalized for over 24 hours. Data have been collected...
tracking img