Hugo munstemberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Hugo Münsterberg

Hugo Munsterberg (Danzig 1 de junho de 1863 – Alemanha, 16 de dezembro de 1916) foi quem estabeleceu as bases e justificativas da Psicologia Industrial na administraçãocientífica.
Munsterberg relacionou as habilidades dos novos empregados com as demandas de trabalho da organização.
A psicologia de Munstreberg e a eficiência industrial estavam diretamente ligadas àspropostas de Taylor e resumiam-se em três pontos principais:
1. o melhor homem.
2. o melhor trabalho.
3. o melhor resultado.
No trabalho a psicologia da época se apoiava em dois aspectosfundamentais:
1. análise e adaptação do trabalho ao trabalhador.
2. análise e adaptação do trabalhador ao trabalho.
Foi também um filósofo do cinema. Considerado o pai espiritual de muitas dascorrentes da teoria do cinema. Deu ênfase em um espectador ativo, que preencha as lacunas do cinema por meio de investimentos intelectuais e emocionais, antecipando assim, posteriores teorias daespectatorialidade. Antecipou a “teoria da recepção” quando explorou o entendimento de que os filmes produzem eventos mentais, não estão apenas na celuloide mas na mente daquele que a utiliza.
É reconhecidocomo visionário que previu o futuro da psicologia. Recebeu o título de doutor em Psicologia da Universidade de Leipzig, em 1885, e de doutor em Medicina, em 1887. Como estudante, trabalhou com WilhelmWundt, criador da psicologia experimental. Em 1897, foi para Harvard, da qual se tornou professor e diretor do programa de psicologia.
Em sua carreira, fez contribuições substanciais em quase todosos campos da psicologia. Chegou a ser chamado de “fundador da psicologia aplicada nos EUA e na Europa”, pois defendia a utilização da psicologia em situações práticas. Foi presidente da AmericanPsychological Association, membro de diversos conselhos editoriais e orientador de estudantes que se tornariam profissionais famosos.
Mustreberg é considerado o criador da psicologia industrial. Ele...
tracking img