Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Assistência de Enfermagem nos Distúrbios do Sistema Respiratório

SISTEMA RESPIRATÓRIO


Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãoslocalizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.



NARIZ


O nariz, a parte superior da via respiratória, contém o órgão periférico do olfato, e é dividido em narinas direita e esquerda pelo septo nasal. Cada narina pode ser dividida em uma região olfatória e uma região respiratória. As funções do nariz e das cavidades nasais são:respiração, olfação, filtração de poeira, umidificação do ar inspirado, e recepção de secreções dos seios paranasais e dos ductos nasolacrimais.

NARIZ


A cavidade nasal é a escavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. Ascoanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e aquecido.

FARINGE
Há um processo de aquecimento e de umidificação contínua na faringe, a qual é dividida nas seguintes áreas: a nasofaringe, contendo as amígdalas ou tonsilas faríngeas (adenóides); a orofaringe, que forma a parede posterior dacavidade oral; e a faringe laríngea, que envolve a laringe.

FARINGE
A orofaringe é parte tanto do trato respiratório como do trato digestivo, pois serve como via de passagem à traquéia e ao esôfago. O reflexo de deglutição aqui iniciado ajuda a impulsionar o alimento ao esôfago; ao mesmo tempo, o movimento de deglutição produz o fechamento da laringe pela epiglote.

LARINGE


A laringe é umórgão curto, de forma cônica, constituído de cartilagens, músculos e ligamentos. Está localizada na região do pescoço, entre a quarta e sexta vértebra cervical, conectando a faringe à traqueia. Seu tamanho é variável, sendo maior em homens.

LARINGE


A principal função da laringe é a produção sonora (fonação): através de seu movimento de abertura, ocorre a passagem do ar que vai para ospulmões. Além dessas funções, também atua na proteção contra a passagem de alimentos para o pulmão.

LARINGE
Cricotireóide é um ligamento onde em uma situação de emergência, este espaço pode ser puncionado com agulha de grande calibre, de modo aérea, impossível. a prover quando uma via uma

intubação endotraqueal for

LARINGE


A laringe tem três funções: Atua como passagem para o ardurante a respiração; Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz);






Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia).

TRAQUÉIA
A traquéia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquiosprincipais. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita.



TRAQUÉIA


A traquéia é também revestida de epitélio ciliado e coberta por um lençol de secreção mucosa produzida pelas células globulares. Os cílios batem para cima a uma freqüência de 16 vezes por segundo, impelindo a secreção mucosa e quaisquer partículasenclausuradas que ela possa conter rumo à faringe, onde pode ser engolida. Condições anormais e toxinas que paralisam os cílios - fumaça de cigarro, por exemplo, comprometem seriamente esta ação de limpeza na traquéia.

BRÔNQUIOS


brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo. A traquéia e os brônquios extrapulmonares são...
tracking img