Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Home Care Sinais Vitais
 
Home Care - Assistência à saúde em casa
Por Dr. José Ricardo Camargo Xavier
 
(Previsões para o desenvolvimento de HOME CARE: CRESCIMENTO ATÉ 2015)
 
Inicialmente cabe esclarecer que uma Empresa de Home Care é necessáriamente dirigida ou comandada por profissional de saúde, e em sua grande maioria por Enfermeiros, sendo que os demais profissionais da área dasaúde fazem parte dessa Equipe.
Não há impedimentos de Responsabilidade Técnica de qualquer profissional de saúde estar no comando dessas atividades, mas é requisito básico e indispensável que tenha muita vivência nos atendimentos em nível domiciliar, não tratando a Equipe como empregados, mas sim COLABORADORES, e em minha visão empresarial Especializada e como profissional de saúde desde 1976,jamais fazer de um Home Care uma Agência de Empregos, pois para isso existem referências de empresas especializadas em contratação de profissionais de todas as áreas.
 
Em recente análise realizada pela rede Home Care, existem aproximadamente 130 empresas de atendimento à saúde domiciliar no Brasil.
Estas empresas atendem uma média mensal de 24 mil pacientes/mês, logo 288 mil pacientes/ano.
A redeHome Care estima que o setor como um todo conte com 25 mil profissionais e movimente cerca de R$ 270 milhões ao ano, conforme pode ser demonstrado e apreciado no gráfico abaixo.


Se comparado ao ano anterior, 2010 a 2012 vêm se mostrando anos promissores. Até o terceiro trimestre de 2007, a rede Home Care apurou através de senso específico, que o setor testemunhou um aumento de 16-18% nofaturamento total do setor. Alguns fatores são cruciais para o desenvolvimento deste mercado, entre eles:
•Maior reconhecimento da atividade como um todo;
•Melhor entendimento entre prestadores de serviço e fontes pagadoras e clientela;
•Maior profissionalização do segmento, com especializações.
•Maior reconhecimento da atividade no Brasil.
A atividade de Home Care vem se tornando assuntofreqüente na pauta de diversos meios de comunicação. Ainda recente no país, o Home Care necessita atingir um grau de reconhecimento por toda a sociedade para, rotineiramente, só então, fazer parte do quotidiano. À medida que a atividade é divulgada, seja na mídia ou em congressos e eventos, as vantagens do Home Care ficam cada vez mais evidentes. Tal esclarecimento ajuda a derrubar preconceitos efalsos julgamentos. No fim, entende-se que o Home Care pode representar uma grande economia e um grande benefício, se bem aplicado.
Melhor Entendimento entre Stakeholders
Outro fator que impulsiona o crescimento da atividade é um diálogo mais franco entre profissionais, empresários, clientes e fontes pagadoras. Este melhor entendimento é fator conjunto ao maior reconhecimento da atividade. Uma vezque os prós e contras do Home Care são bem estabelecidos e esclarecidos, comportamentos negativos, desconfiança e temor em investir no Home Care diminuam. A melhor regulamentação da atividade também é benéfica, uma vez que estabelece “regras do jogo”, combate a “empresas piratas ou com más práticas” e fortalece o reconhecimento, seja de “facto” seja de ”júris”, de todo o segmento.
MaiorProfissionalização
Entende-se por maior profissionalização a presença de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores com maior preparo e capacitação, na área.
Novamente, à medida que o segmento se torna mais conhecido, as “regras do jogo” ficam mais claras e o diálogo entre diferentes partes interessadas é estabelecido, ocorre um nivelamento da qualidade dos profissionais de Home Care.Com a criação de um ambiente mais competitivo e de maior compromisso aliado a uma seriedade nos negócios, o mercado como um todo dá espaço a quem merece – entre outras palavras, os profissionais mais bem preparados, e com visão, ganham destaque.
Home Care em 2012/2013

A rede Home Care projeta para o ano de 2011 um crescimento de 16% para o segmento de Home Care no Brasil, o que significa um...
tracking img