Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM- MÓDULO: GESTÃO DE MATERIAIS- | |
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM Iris Marinho

ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM- MÓDULO: GESTÃO DE MATERIAIS- | |
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM Iris Marinho
1-PLANEJAMENTOS DE MATERIAS De acordo Faria (1985) a importância de planejamento de estoques seria:
“O estabelecimento da distribuição racional no tempo eno espaço dos recursos disponíveis, como o objetivo de atender um menor desperdício possível a hierarquia de prioridades necessárias para a realização, com êxito, de um propósito previamente definido”.
Viana (2002, p. 41) em seus postulados refere-se que materiais são “todas as coisas contabilizáveis que entram como elementos constituídos ou constituintes na linha de atividades de uma empresa”e que a administração dos mesmos tem como meta primordial atingir o equilíbrio entre estoque e consumo. Para o estudioso, essa administração abrange e tem como objetivo planejamento, coordenação, direção e controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.
1.1- ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS:
ParaKrause, um ciclo contínuo de operações correlatas e interdependentes, válidas para qualquer instituição independentemente do seu tamanho, são elas: previsão, aquisição, transporte, recebimento, armazenamento, conservação, distribuição, controle.
O gerenciamento de estoques está baseado em dois fatores:
1. - O primeiro consiste em manter estoques a níveis aceitáveis de acordo com o mercado,evitando a sua falta e o risco de obsolescência; 2. - O segundo trata dos custos que esses proporcionam em relação aos níveis e ao dimensionamento do espaço físico.
2-DEPARTAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:
2.1- Departamento de compras: é a favor de grande quantidade, pois obtém grandes descontos, encurtando assim, os custos e consequentemente aumentando os lucros.
2.2-Departamento deprodução: o maior medo deste departamento é que falte MP, pois sem ela a produção fica parada, causando retrocessos podendo até mesmo perder o cliente, portanto de grande quantidade para produzir grandes lotes de fabricação e diminuir o risco de não ter satisfeita a demanda de consumidores.
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM- MÓDULO: GESTÃO DE MATERIAIS- | |
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM IrisMarinho
2.3-Departamentos de vendas e marketing: é a favor de grande quantidade de matéria-prima, pois significa grandes lotes de fabricação e consequentemente, grande quantidade de material no estoque para que as entregas possam ser realizadas rapidamente, o que resultará em uma boa imagem da empresa, aumentará as vendas e consequentemente os lucros.
2.4-Departamentos financeiro: é a favor depequena quantidade de material no estoque, pois a medida que aumenta a quantidade significa:
• alto investimento de capital - caso não venda, este capital fica inativo;
• alto risco - as perdas podem ser maiores, obsolescência,
• altos custos de armazenagem Segundo Vecina Neto e Reinhardt Filho (1998, p. 2),
[...] o processo de produção do setor da saúde é muito complexo e o hospital,constitui um centro de interação de várias disciplinas e profissões, incorporando tecnologias, gerando um modelo assistencial com uma variedade enorme de itens e graus de diversidade.
3- O ENFERMEIRO E A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:
Segundo Anselmi e Nakao (1999), a partir da institucionalização da profissão dentro das estruturas de saúde, a enfermagem, na figura do enfermeiro, vem incorporando em seutrabalho ações características do processo de gerenciamento.
Os Enfermeiros devem estar envolvidos na Gestão de materiais em enfermagem
(GRM), pois estão também responsáveis pelo atendimento de qualidade aos clientes, essas pessoas hospitalizadas, por sua vez, necessitam acreditar que estão recebendo o que há de melhor para a recuperação de sua saúde, porquanto se encontram em uma ocasião...
tracking img