Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÃO:
NA ENFERMAGEM DO TRABALHO

Resumo:

Palavras Chaves:

Introdução
A área de medicina do trabalho tem como função, além de monitorar os perigos físicos inerentes ao exercício de qualquer atividade produtiva, também por zelar pela qualidade de vida dos trabalhadores, e estar atenta a qualquer alteração psicológica que o trabalhador possa apresentar.
Nosúltimos anos, com o avanço da tecnologia para proteção física dos colaboradores, a queda no numero de acidentes tem deixado espaço para a avaliação da importância dos problemas psicológicos, e psicossomáticos, dentro do ambiente de trabalho. Estando relacionados com características inerentes de cada individuo, bem como com fatores de influencia do ambiente, destaca-se a depressão como importantepatologia psicológica nesse cenário.
Sendo um dos principais problemas derivados do estresse alto, seja em condições de trabalho ou por outros fatores, a depressão, mesmo quando desencadeada por motivos externos ao ambiente de trabalho, acaba por interferir neste ao reduzir a produtividade do trabalhador, bem como suas capacidades de interação com os colegas de trabalho.
Situações de estresse edepressão no trabalho tem sido tema bastante pesquisado no Brasil e no exterior devido às consequências nocivas aos indivíduos e às organizações. Tanto no que diz respeito a sua queda de rendimento profissional quanto as fragilidades de saúde que podem estar associadas ao quadro de estresse e depressão.

Conceitos fundamentais: ansiedade, estresse e depressão

As relações entre capital e trabalhoe, atualmente, a introdução de novas tecnologias no processo produtivo, têm sido alvo de estudos em diversas áreas. Além disso, esse ritmo trabalhista tem causado agravamento do quadro de doenças profissionais resultante do novo modo de produção e o crescimento de doenças relacionadas ao trabalho.
Estas transformações que foram introduzidas nos últimos anos nos processos evolutivos trabalhistasfez gerar maior competitividade e, de certa forma, contribuem para o sofrimento psíquico de homens e mulheres. Desta forma, estudos sobre a relação entre o ambiente laboral e as tarefas organizacionais e os casos de adoecimento possibilitam um novo olhar sobre as questões da saúde e doença no trabalho. Este fator se evidencia a partir do momento em que não se pode falar em qualidade e produtividadede produtos e serviços sem reconhecer a necessidade de fornecer Qualidade de Vida no Trabalho (LIMA, 2007).
Atualmente, todos os esforços para combater o adoecimento do trabalhador são extremamente fundamentais, e entendemos que os estudos que focalizam o estresse ocupacional, os problemas relacionados à saúde física e mental assim como os mecanismos de enfrentamento do estresse têm contribuídopara melhor compreensão da situação laboral desses profissionais.

Causas ambientais do trabalho e seus efeitos

Guido (2003) já havia referido que o trabalho é entendido como uma atividade que permite ao ser humano uma inserção social, no qual os aspectos físicos e psíquicos estão diretamente relacionados. Ele pode tanto representar equilíbrio, desenvolvimento, satisfação, tanto quanto podecausar desgaste, deterioração, além de ser o responsável pelo aparecimento de doenças, o que, pode levar o trabalhador a uma crescente insatisfação.
Os estudos sobre a satisfação no trabalho remontam ao início do século XX, sendo um de seus precursores o pioneiro da administração científica, Frederick W. Taylor. Um dos pressupostos de Taylor destacava as recompensas monetárias como maioresmotivadores de maior eficiência e produtividade, gerando satisfação no trabalho e melhor qualidade de vida do trabalhador (CHIAVENATO, 2000).
O “taylorismo” e o “fordismo” proporcionaram aos trabalhadores da época melhores condições laborais, tanto no aspecto motivacional como no projeto do cargo e ambiente físico do trabalho. Sendo assim, os valores introduzidos aparentemente proporcionaram ao...
tracking img