Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA

CURSO DE ENFERMAGEM









CUIDADOS DOMICILIARES






















CARAPICUÍBA

OUTUBRO 2012

Ana Carolina da Paixão Falcão

Debora Santos da Silva

Divina Alvaristo da Silva Azevedo

Gilson Pereira da Silva

Ivone dos Santos Cabral

Luciano José Raimundo

Maria Lúcia Nascimento dos SantosCUIDADOS DOMICILIARES

Trabalho apresentado à Professora Eduardo Partenazi, professora titular da disciplina Saúde Coletiva II da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba.














CARAPICUÍBA

OUTUBRO 2012

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 O PROGRAMA MELHOR EM CASA 4

2.1 Como funciona o programa 4

2.2 Benefícios doprograma 5

2.3 Trabalho das equipes 5

2.4 Critérios de implantação 6

3 O PAPEL DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DOMICILIAR 6

4 COMENTÁRIOS FINAIS 9

5 REFERÊNCIAS 10






















1 INTRODUÇÃO



O presente trabalho apresenta de forma sintética o tema Cuidados Domiciliares. Para tal será realizada uma breve abordagem do Programa Melhor em Casa –exemplificando o tema em questão – e também o papel do enfermeiro na assistência às pessoas que são assistidas dentro de suas residências.



2 O PROGRAMA MELHOR EM CASA

Lançado em 8 de novembro de 2011, o programa Melhor em Casa amplia o atendimento domiciliar aos brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS). O princípio é oferecer, aos pacientes da rede pública de saúde, um serviçohumanizado e acolhedor. (1)
Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.
O atendimento é feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermageme fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio.
O programa também ajuda a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.


2.1 Como funcionao programa

O programa Melhor em Casa funciona da seguinte forma:

- O programa é executado em parceria com estados e municípios. O programa está articulado com as Redes de Atenção à Saúde (Saúde Mais Perto de Você e Saúde Toda Hora), lançadas pelo governo federal para ampliar a assistência, respectivamente, na Atenção Básica e nos casos de urgência e emergência no SUS.
- As equipesdo Melhor em Casa atuarão de maneira integrada com os serviços da Atenção Básica, Unidades com Salas de Estabilização, UPAS, SAMU 192 e com as unidades hospitalares.
- Diferentemente do que ocorre na maioria dos projetos de atenção domiciliar já existentes, as equipes do Melhor em Casa atuarão vinculadas a uma central de regulação controlada pela secretaria de saúde dos municípios ou estados e nãoa um hospital. Assim, ao ser acionada, a central, então, seleciona a equipe do local onde o paciente mora para prestar a assistência domiciliar.


2.2 Benefícios do programa

Os benefícios desse programa são os seguintes:
- Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família.
- Estudos apontam queo bem estar, carinho e atenção familiar aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças.
- Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação poderão ser atendidos em casa, e terão redução dos riscos de contaminação e infecção.
- O Melhor em Casa representará avanços para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará...
tracking img