Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAPAL – FACULDADE DE PALMAS

POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO

TRABALHO DA APS

PALMAS – TO
2012
ALINE COELHO
JORDANA CARDOSO
RENATA DE CASTRO SILVA


POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO

TRABALHO DE APS

Trabalhocomo requisito à nota da disciplina Política de Saúde referente ao 2º semestre da Profª. Elenice, do curso de Enfermagem.

PALMAS – TO
2012

INTRODUÇÃO

A Política Nacional de Humanizaçãocoloca-se como uma "política" que se constitui com base em um conjunto de princípios e diretrizes que operam por meio de dispositivos. Por princípio, entendemos o que impulsiona ações, disparando movimentosno plano das políticas públicas. No caso da PNH, o movimento a que se propõe é o da mudança dos modelos de atenção e gestão fundados na racionalidade biomédica (fragmentados, hierarquizados, centradosna doença e no atendimento hospitalar). Ela se afirma como política pública de saúde com base nos seguintes princípios: a inseparabilidade entre clínica e política, o que implica a inseparabilidadeentre atenção e gestão dos processos de produção de saúde; e a transversalidade, entendida como aumento do grau de abertura comunicacional nos grupos e entre os grupos, isto é, a ampliação das formas deconexão intra e intergrupos, promovendo mudanças nas práticas de saúde.

DESENVOLVIMENTO

A PNH – HumanizaSUS é uma política pública de saúde que reafirma os princípios da universalidade, equidadee integralidade do SUS mas, também, propõe outros princípios dos quais não se podem abrir mão se queremos um SUS resolutivo e de qualidade.
Por princípios, então, entende-se o que causa ou força aação, ou que dispara um determinado movimento no plano das políticas públicas, são eles: a transversalidade, a indissocialibilidade entre atenção e gestão e protagonismo, corresponsabilidade e autonomiados sujeitos e dos coletivos. Partindo da idéia de que um princípio é o que vai causar, forçar ou disparar algo, o princípio da transversalidade na PNH pretende ampliar a comunicação intra e inter...
tracking img