Estagio x pratica profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escreva aspectos importantes, a partir dos textos apresentados nos seminários pontue a relação entre o estágio e a pratica profissional para o assistente social .
Para Carlos Montaño o âmbitoprofissional do serviço social afirma que a pratica foi desenvolvida a partir de uma politica de estágio, onde o estágio tem critérios para efetuar o estagio onde ha supervisão .
O estágio é umcampo de treinamento para que os alunos aprendam a ser um profissional de serviço social , o estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada , ele é uma vivencia de atividadesprofissionais , onde o aluno tem o desejo de realizar a sua experiência na pratica , nessa experiência , é uma perspectiva em qualquer atividade de atribuição de um estagio, na pratica profissional emque o assistente social tenha a capacidade de receber os estagiários.
De acordo com a leitura dos textos é possível identificar a necessidade de recuperar o significado da pratica profissional,onde o estágio supervisionado é concebido como parte integrante e essencial na formação do assistente social. É o privilegiado de aprendizagem de saber fazer o serviço social onde o aluno treinao seu papel e onde a sua identidade profissional é gerada e construída a analise do processo de formação profissional . Além dessa a teoria transmitida na faculdade não tem seu rebatimento napratica .
No texto de Marina Maciel vimos que o serviço social era visto como uma profissão de cunho educativo. Assim como sua função pedagogia da “ajuda “ e da “participação” como assistência“educativa” a Dimensão Pedagógica do Serviço Social remete a sua função primeira na sociedade, isto é, diz respeito aos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e agir . atualmente os desafiospedagógicos se colocam considerando as reformas neoliberais que apontam para a tendência de reatualização de praticas assistencialistas em detrimento a garantia e ampliação dos direitos ....
tracking img