Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA SOBRE COMUNICAÇÃO
A palavra comunicação vem do latim cummunis que traz a idéia de comunhão. A comunicação em sentido lato abrange não somente a verbalização, mas qualquer transmissão, como a escrita, o silêncio, a música, a arte, a pintura, os gestos, a postura entre outros.
a comunicação significa compartilhar, intercambiar pensamentos e opiniões, portanto deve ser recíproca, clara,correta, completa e concisa para todo o pessoal.
Toda a comunicação humana tem uma fonte, que é a pessoa ou grupo de pessoas que possui um objetivo, uma razão para empenhar-se em transmitir informações a outros. Nas organizações, os processos de comunicação podem ser divididos em dois tipos básicos, de acordo com a fonte: descendentes e ascendentes. O primeiro tipo envolve as mensagens que tem comoorigem os superiores hierárquicos e como destinatários os subordinados. No segundo caso, os papéis se invertem.
A comunicação descendente se ocupa, normalmente, da transmissão das políticas, normas e instruções de trabalho, dentre outras informações julgadas relevantes para o bom desempenho dos funcionários.
A comunicação ascendente tem como principal objetivo manter os dirigentes informadossobre o que se passa na chamada “linha de frente” do processo produtivo. Sua eficácia é fundamental para que as decisões emanadas da cúpula possuam coerência com as necessidades efetivas da organização e de seus clientes. Quando a comunicação ascendente não funciona, ocorre o progressivo distanciamento dos dirigentes da realidade organizacional, com graves conseqüências para o trabalhodesenvolvido.
As habilidades de comunicação se tornam mais importantes à medida que você cresce na carreira corporativa. A maioria dos gerentes aprendem a pensar de forma estratégica no negócio como um todo, mas poucos pensam de forma estratégica sobre o que eles passam a maior parte do tempo fazendo: se comunicando.
Ao se comunicar com alguém, você está em essência se comunicando também com todas aspessoas com as quais aquela pessoa se comunica.
Após determinar seus objetivos como comunicador e analisar sua audiência, você deve pensar também em como quer organizar sua mensagem para a comunicação. As 2 formas principais de estruturar a mensagem são direta e indireta. A forma direta (direto ao ponto e objetiva) é normalmente mais eficiente na comunicação profissional
A comunicação não seconstitui apenas na palavra verbalizada. Temos de aprender a ser artistas, no sentido de captar as mensagens, interpretá-las adequadamente e potencializá-las criativamente. É o tesouro da linguagem não verbal que precisa ser descoberto e lapidado.
A comunicação adequada é aquela que tenta diminuir conflitos, mal-entendidos e atingir objetivos definidos para a solução de problemas detectados nainteração com os pacientes.
Comunicar não significa simplesmente informar, como se pode pensar. A comunicação envolve compreensão e persuasão. Só existe comunicação se a mensagem for compreendida. O fator sociológico é outra variável fundamental que influencia a comunicação.
Na enfermagem, o enfermeiro como líder deve estar preparado para se deparar com todas essas situações e aspectos desses fatoresdas variáveis que afetam a comunicação.

Elementos da Comunicação
No processo de comunicação há vários modelos teóricos que explicam os elementos da comunicação.Três elementos são comuns à maioria dos modelos: Emissor, Mensagem e Receptor.
Emissor – o que emite a mensagem.
Receptor – o que recebe a mensagem.
Mensagem – o conjunto de informações transmitidas.
Código – a combinação designos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem.
Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...
Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.
Ruído – qualquer perturbação na comunicação.
Existem também outros elementos...
tracking img