Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assistência a Saúde do Idoso
Alteração da capacidade para Atividade de Vida Diária

Atividade de Vida Diária - AVD
As atividades de vida diária (AVDs) compreendem aquelas atividades que se referem ao cuidado com o corpo das pessoas (vestir-se, fazer higiene, alimentar-se), as atividades instrumentais de vida diária (AIVDs) são as relacionadas com atividades de cuidado com a casa, familiaresdependentes e administração do ambiente (limpar a casa, cuidar da roupa, da comida, usar equipamentos domésticos, fazer compras, usar transporte pessoal ou público, controlar a própria medicação e finanças).

PLT. 209 Unidade 2 Cap. 12

Prof. Esp. Priscila M. Sperling Cannavan

Capacidade Funcional - CF
A capacidade funcional (CF) do idoso é definida pela ausência de dificuldades nodesempenho de certos gestos e de certas atividades da vida cotidiana. Os conceitos fazem parte de um sistema de Classificação Internacional de Comprometimento, Incapacidades e Desvantagens (ICIDH) da Organização Mundial de Saúde (OMS) O comprometimento se relaciona aos aspectos orgânicos, é a perda ou alteração das estruturas ou funções sejam elas psicológicas ou fisiológicas. A incapacidade é a falta oulimitação de uma habilidade, que resulta de um comprometimento, para realizar uma atividade rotineira. A desvantagem seria um prejuízo social resultante do comprometimento e da incapacidade.

Avaliação da CF
Existem vários instrumentos para avaliar a CF, o mais utilizado e a maioria dos instrumentos atuais basearam se no Índice de Katz. O índice de Katz, foi criado por Sidney Katz, em 1963,para avaliar a capacidade funcional do indivíduo idoso. Katz estabeleceu uma lista de seis itens que são hierarquicamente relacionados e refletem os padrões de desenvolvimento infantil, ou seja, que a perda da função no idoso começa pelas atividades mais complexas, como vestir-se, banhar-se, até chegar as de auto regulação como alimentar-se e as de eliminação ou excreção. O índice de Katz pode serpontuado de duas formas, uma onde cada tarefa recebe pontuação específica que varia de zero para a independência à três para dependência total, e no escore dependente ou independente.

Índice de Katz

EXERCÍCIO
12 grupos; 10 minutos para discussão; Apresentação e discussão dos resultados por AVD.
Uma pontuação 6 indica que o idoso é independente, ou seja, possui habilidade para desempenhartarefas cotidianas. Uma pontuação 4 indica uma dependência parcial, podendo o idoso requerer ou não auxílio. Uma pontuação igual ou inferior a 2 implica na necessidade de assistência, indicando uma dependência importante.

AVD - Banho
Déficit no auto cuidado para banho relacionado ao prejuízo músculo esquelético / prejuízo cognitivo

AVD – Vestir-se
Déficit no auto cuidado para vestir-serelacionado ao prejuízo músculo esquelético / prejuízo cognitivo

AVD- Higiene Pessoal
Mobilidade física prejudicada relacionado ao prejuízo músculo esquelético / prejuízo cognitivo, enrijecimento das articulações, diminuição da massa muscular, força muscular diminuída. Deambulação prejudicada relacionada ao prejuízo músculo esquelético / prejuízo

AVD- Transferência
Capacidade de transferênciaprejudicada relacionada ao prejuízo músculo esquelético / prejuízo cognitivo/ força muscular insuficiente/limitações ambientais

AVD- Continência
Incontinência urinária funcional relacionada ao enfraquecimento das estruturas de suporte pélvico. Incontinência intestinal relacionada à diminuição do tônus muscular, perda do controle e/ou cognição prejudicada

AVD - Alimentação
Déficit no autocuidado para alimentação relacionado ao prejuízo músculo esquelético. Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais, relacionado à capacidade prejudicada de ingerir/digerir/absorver alimentos e/ou a fatores biológicos. Risco de volume de líquidos deficiente relacionado à extremos de idade.

Mobilidade Física Prejudicada

Cerca de 30 a 50% dos indivíduos muito idosos (85 anos...
tracking img