Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERÊNCIA E COMPETÊNCIAS GERAIS DO ENFERMEIRO
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a15.pdf

Os profissionais de saúde, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção,promoção, proteção e reabilitação da saúde, devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e princípios da ética/bioética.
A atenção à saúde pode ser entendida comofinalidade indireta do trabalho gerencial em saúde, o cuidar e o gerenciar são os processos mais evidenciados no trabalho do enfermeiro.
Os objetos de trabalho do enfermeiro no processode trabalho gerencial são a
organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem e deve estar
fundamentado na capacidade de tomar decisões.

A liderança é tida como uma dasprincipais competências a serem adquiridas pelo profissional de saúde. Entre os conhecimentos gerenciais que subsidiam o desenvolvimento da liderança são destacados: planejamento,estratégias gerenciais, estrutura organizacional, gerência de pessoas, processo decisório organizacional, gerência de pessoas, processo decisório organizacional, gerência de pessoas, processodecisório negociação, poder e comunicação.

A educação permanente é uma das modalidades de educação no trabalho, pode
ser viável sob o enfoque de atualização contínua que busque inovar esuprir a necessidades de atualização do trabalho.

A comunicação é a troca de informações, fatos, idéias e significados, o profissional
de saúde deve saber comunicar-se e gerenciar acomunicação. Devem ser acessíveis e devem manter a confiabilidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.

Para odesenvolvimento da competência administração e gerenciamento são considerados indispensáveis conjunto de conhecimentos identificados para planejar, tomar decisões, interagir, gestão de pessoal.
tracking img