Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENFERMAGEM - Uma nobre missão
ENFERMAGEM – Uma nobre missão
Marcial Salaverry

Existem profissões que são exercidas por vocação. Aqueles que a ela se dedicam, tem que sentir em seu interior umchamado especial, pois exigirá uma dedicação total, um total espírito de renúncia, um eterno despojar de sua vontade pessoal.
Sempre exigirá daquele que a exercer, uma disposição para o que paramuitos poderá ser considerado enorme sacrifício, mas que para eles será apenas sua realização pessoal, pois estarão apenas cumprindo uma missão que receberam de Alguém lá de cima.
Uma dessas profissões, esem dúvida a mais sacrificante, é a ENFERMAGEM. Não é à toa que enfermeiras e enfermeiros são conhecidos como “os anjos dos corredores”.
E há que se notar que seu trabalho é quase anônimo. Poucospacientes que tiveram suas vidas salvas por uma ação rápida e eficiente, irão se lembrar mais tarde do nome desse “anjo” que o salvou. Mas não é isso que conta, mas sim, a satisfação de seu devercumprido.
São responsáveis quase diretos pela vida daqueles que estão sob seus cuidados. De sua eficiência e competência, e mais ainda, de seu senso de dever, dependem muitas vidas.
Basta um pequenodescuido, uma desatenção qualquer, e uma vida poderá ser perdida.
Por essa razão, a enfermagem pode ser considerada como um sacerdócio, exigindo uma vocação natural para o sacrifício.
Quando deplantão, esquecem-se de suas famílias e lares, vivendo apenas para o bem estar dos pacientes. Quando no recesso de seu lar, quantas vezes são chamados para socorrer algum vizinho, ou para ajudar em algumacidente. E sempre estão dispostos para largar tudo e acudir quem deles estiver necessitando.
Por vezes auxiliam os médicos em seu diagnóstico, pois mercê de seu contato constante com os pacientes,chegam a conhecer melhor suas reações do que os médicos, mas tem que ter muita sensibilidade para “dar seus palpites”, para não ferir a suscetibilidade dos doutores, que sempre sabem escutar a...
tracking img