Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Acadêmico Campos Andrade
Thainá Dias Kovalski

A ENFERMAGEM FRENTE AOS DIREITOS DO PACIENTE

Curitiba
2012
INTRODUÇÃO

O paciente pode consultar seu prontuário médico no momento que desejar. Tem direito a uma conta detalhada especificando todas as despesas do tratamento, o hospital é obrigado a informar a origem do sangue utilizado nas transfusões, pois esses são alguns doschamados Direitos do Paciente - uma série de 35 garantias que médicos e hospitais devem levar em conta para preservar a ética em sua conduta profissional e a saúde dos pacientes. O problema é que, apesar de asseguradas por lei, essas normas são praticamente desconhecidas. Hospitais, clínicas e postos de saúde não têm obrigação de afixá-las em local de fácil visualização e os manuais onde elas constamsão difíceis de encontrar. Faça valer os seus direitos e saiba a quem recorrer caso eles sejam desrespeitados

O PACIENTE HOSPITALIZADO E ASSISTENCIA A ENFERMAGEM

Resumidamente o paciente que recebe atenção na instituição hospitalar sob os cuidados da enfermagem possui direitos específicos sempre visando a segurança do paciente, do profissional, da família e coletividade. A enfermagem poderecusar-se a realizar um procedimento que leve risco a qualquer.
Pode investigar a vida, e as informações necessárias para melhor tratamento. Os conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais, será sempre utilizado em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão.
O paciente de qualquer natureza deve receber Assistência de Enfermagem sem discriminação.Garantindo a continuidade do tratamento seguro, até que seja necessário.
O cliente, a família possuem o direito de saber informações de riscos, benefícios e intercorrências acerca da Assistência de Enfermagem. Como forma de respeito participando das decisões sobre saúde, riscos, benefícios, conforto e bem-estar de seu estado de saúde e tratamento. Pode se restringir ao direito de privacidade eintimidade em todo seu ciclo.
Como podemos observar abaixo, o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN assgura o paciente com os seguintes direitos:
1. O paciente tem direito a um atendimento humano, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde. Tem direito a um local digno e adequado para seu atendimento.
2. O paciente tem direito a ser identificado pelo nome e sobrenome. Nãodeve ser chamado pelo nome da doença o do agravo à saúde, ou ainda de forma genérica ou quaisquer outras formas impróprias, desrespeitosas ou preconceituosas.
3. O paciente tem direito a receber um profissional adequado, presente no local, receber auxílio imediato e oportuno para a melhoria de seu conforto e bem-estar.
4. O paciente tem direito a identificar o profissional por crachá preenchido como nome completo, função e cargo.
5. O paciente tem direito a consultas marcadas, antecipadamente, de forma que o tempo de espera não ultrapasse a trinta (30) minutos.
6. O paciente tem direito de exigir que todo o material utilizado seja rigorosamente esterilizado ou descartável e manipulado segundo normas de higiene e prevenção.
7. O paciente tem direito de receber explicações claras sobre oexame a que vai ser submetido e para qual finalidade será coletado o material para exames.
8. O paciente tem direito a informações claras, simples e compreensivas, adaptadas à sua condição cultural, sobre as ações diagnósticas e terapêuticas, o que pode decorrer delas, a duração do tratamento, a localização de sua patologia, se existe necessidade de anestesia, qual o instrumental a ser utilizadoe quais regiões do corpo serão afetadas pelos procedimentos.
9. O paciente tem direito a ser esclarecido se o tratamento ou diagnóstico é experimental ou faz parte de pesquisa; se os benefícios a serem obtidos são proporcionais aos riscos e se existe probabilidade de alteração das condições de dor, sofrimento e desenvolvimento da sua patologia.
10. O paciente tem direito de consentir ou...
tracking img