Enfermagem e o alcool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O envolvimento de qualquer profissional de enfermagem quer com o doador, ou o receptor é necessário conhecimento sobre os direitos humanos, ética e legislação sobre a morte cerebral e doação de órgãos. As dimensões culturais, psicológicas e religiosas envolvidas neste processo não podem ser subestimadas. As atividades realizadas pelos profissionais de enfermagem são carregadas deemoções e sentimentos como insegurança, angústia, pena, medo e raiva. Os profissionais percebem a importância de realizar as atividades que são da sua competência e não querem “fugir” às suas responsabilidades, mas também necessitam de apoio e de arranjar estratégias para lidar com os seus conflitos internos.

Começaremos por referir o papel do enfermeiro na equipe de doação de órgãos e seussentimentos perante a morte cerebral, vestem o enfermeiro ser o profissional de saúde mais próximo do doador e respectiva família. A família é um elemento importante neste processo, mentir-lhe ou transmitir-lhe falsas esperanças não é solução, visto o enfermeiro ter investido no doente e família enquanto vivo, e por isso, perceber a dinâmica, cultura e o seu contexto, é o profissional mais apto paraenvolver a família neste processo adequando a informação às necessidades da família, bem como apoiá-la emocionalmente, trabalhar o luto e o processo seguinte.

Para perceber a dualidade de sentimentos dos enfermeiros é importante perceber as suas funções e atividades que envolvem o cuidar da pessoa antes de ser doador, começa por tratar de um ser vivo com quem estabelece uma relação e as suasfunções visam a sua sobrevivência, em que numa fase seguinte tem de “parar de tratar um vivo para começar a preparar um morto para doação”.

O enfermeiro na equipe de transplantes, apesar de a decisão, a indicação e a execução de transplantes não serem competências de enfermagem, o seu papel não é menos importante, pois o transplante de órgãos exige não só conhecimento técnico (teórico-prático)como também da cultura e religião das pessoas envolvidas de forma a adequar as suas intervenções para que todos sejam beneficiados.

1.1 Problema

Qual o papel da enfermagem frente à captação e transplante de córneas?

1.2 Justificativa

Com a necessidade de transplantes para melhora na qualidade de vida de muitas pessoas e aumento de potencias doadores surge à importância de uma abordagemacertada junto às famílias desses doadores. Assim a equipe de enfermagem que trata das respostas humanas tem um papel importante no primeiro contato com essa família que acabara de perder seu ente querido. Daí a importância de se estudar o tema e proporcionar aos discente e docentes ou seja para o meio acadêmico que estejam engajados neste assunto possibilitando maior esclarecimento sobreo tema em estudo.

1.3 OBJETIVOS:

1.3.1 Geral

Descrever a atuação do Enfermeiro na captação e transplante de córneas.

1.3.2 Específicos

• Conceituar o que é transplante de córnea;
• Descrever como são realizados os procedimentos atualmente para a captação de córneas no Brasil;
• Verificar e descrever como é realizado o primeiro contado com a família
1.4. METODOLOGIA

Ametodologia escolhida para este trabalho é de fundo bibliográfico, com referências em diversos teóricos que tratam do mesmo tema que é o transplante de órgãos, de córneas e a enfermagem. Assim, desenvolveremos essa pesquisa com base em material já elaborado, livros, artigos científicos que nos darão suporte necessário para o entendimento de diversos fatores no processo do transplante de órgãos e a equipede enfermagem. O tipo de pesquisa é Descritiva

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Transplantes

Segundo Harrison (2006), transplante é a transferência de células, tecidos ou órgãos vivos de uma pessoa, o doador, para outra, o receptor ou de uma parte do corpo para outra, por exemplo, os enxertos de pele, com a finalidade de restabelecer uma função perdida.

O transplante pode trazer...
tracking img