Enfermagem vigilancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIGILÂNCIA SANITARIA
Na Idade Antiga Não era conhecido os Processos de contaminação que espalhavam a peste, cólera, a varíola, a febre tifóide e outras Doenças. Como aumentava a quantidade de pessoas nas Populações estes problemas foram crescendo cada vez Mais.
A vigilância Sanitária age em um conjunto de ações que é capaz de Eliminar, diminuir e prevenir riscos a saúde. Por Volta dos Séculos18 e 19 no Brasil a Vigilância implicou na atividade, Como remoção do lixo produzida por cidades que ficava cada vez, mas populosas. E assim foram Surgindo regras e Providencia Sanitárias, um exemplo foi o lixo que passou a ter um local Próprio para deposito. Garantindo a higiene e evitando a Propagação de Epidemias.
LEI FEDERAL 8.080 Expressa às diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde –SUS: Universalidade, descentralização, Integralidade e participação da População.
Na Lei Federal a População tem Direito de interferir na definição das Políticas e programas de saúde de sua localidade. A ANVISA faz gestões de todo serviço de Vigilância Sanitária. Gestão e a palavra chave quando se fala de Gerencia e administração dos serviços de Saúde. Quando o poder público adota uma norma oulei sanitária e fiscaliza a sua aplicação, esta fazendo Vigilância Sanitária.
Á Saúde liga-se ao paradigma de Vigilância da Saúde que entre, outras pretensões, tem por meta a interconexão dos campos, Epidemiológicos, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária a função do Estado Brasileiro, definida na Constituição da República, de cuidar da saúde e realizar a proteção e a defesa da saúdeindividual e coletiva. Vigilância Sanitária é um conjunto de ações de eliminação, diminuição e prevenção de riscos a saúde, intervenções e problema sanitário desencadeados pelo meio Ambiente, Vigilância Epidemiológica é o conjunto de ações de prevenção e controle de agravos a saúde, a Vigilância Ambiental é o setor federal normatizado como Subsistema de Vigilância em Saúde Ambiental (SNVSA) e inclui asPolíticas de construção e de Manutenção de Ambientes Saudáveis ou Ambientes Sustentáveis. A Vigilância de Saúde está dentro do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, é outro Modelo de atenção e de Vigilância no campo da Saúde, no Brasil organizando de forma diferente a dois modelos oficiais Vigentes. O Modelo de Vigilância da Saúde aproxima-se da construção do que tem Sido chamado de concepção,enfoque, paradigma, abordagem, teoria ecossocial, ecossistencia de saúde e cuja conceituação é a de Saúde, os grandes focos desses estudos segue o desenvolvimento teórico-político da Medicina social e parte do movimento da Saúde Coletiva para as ciências humanas e sócias na Saúde.
Os Conceitos de Vigilância á saúde, Vigilância em Saúde e Vigilância da saúde afirmam ideologias diferentes noprocesso de consolidação do SUS no Brasil, não expressam, pois mera confusão ou não uso de palavras conectivas. Vigilância em Saúde segue uma ideologia de atenção focal aos agentes incluindo-se produtos, e a exposição dos mesmos, e identifica, divulga fatores socioambientais condicionantes e determinantes de problemas de saúde. Existem Quatro Diferentes tipos de Vigilância, e às vezes contrapostosideologias conceituais de atenção: Ideologia de análise de situação de Saúde, Ideologia propositiva de integração institucional entre as Vigilâncias epidemiológicas e vigilância sanitárias. Todas estas preposições ideológicas – conceituais apresentam diferentes e ate contrapostas metas de trabalho no SUS, incluindo-se aquelas decorrentes da criação de redes sócias de saúde. Há necessidade de um campoúnico fundamentador de todas aquelas ideologias e praticas sanitária. Os Campos Onde a Vigilância em Saúde atua geralmente são em Tecnologias de alimentos, tecnologia de beleza, limpeza e higiene tecnologia da educação e convivência, meio Natural, meio construído e ambientes de trabalho. A vigilância Sanitária á Muito tempo, o termo mais usado era o de “Policia Sanitária” onde era responsável...
tracking img