Enfermagem emergencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Humanização da assistência de enfermagem nos

serviços de urgência e emergência hospitalar: um desafio

La humanización de la atención de enfermería en los servicios de urgencia y emergencia hospitalaria: un desafío


*Docentes do Departamento de Enfermagem

da Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES

**Enfermeiros graduados no curso de Graduação de Enfermagem

daUniversidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES

(Brasil)
Clara de Cassia Versiani* | Keomas Máximo Silva*

Tereza Cristina Silva Bretãs* | Frederico Marques*

Simone Guimarães Teixeira Souto* | Daniela Oliveira Lima Magalhães*

Lorena Roseli Rios** | Débora Santos Rocha**

Larissa Silva Teixeira** | Leandro Barbosa Batista**

Lorena Antunes Barbosa**

claraversiani@bol.com.brResumo

Para o desenvolvimento deste trabalho, partiu-se do pressuposto de que a humanização tem se tornado destaque, e que o profissional de enfermagem é um dos principais responsáveis por esta prática, então, buscou-se verificar as possibilidades de um processo de atendimento humanizado em atendimentos de urgência e emergência no ambiente hospitalar. Caracterizou-sepor uma revisão de literatura tendo como base os bancos de dados virtuais, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Bireme, Scielo, além do uso da RDC nº 50, Constituição Federal de 1988 e Lei 8.080, no mês de junho do ano de 2010. Os descritores utilizados foram: Humanização da Assistência; Enfermagem; Enfermagem em Emergências. Conclui-se que o atendimento humanizado, principalmente nos setores deurgência e emergência, é um ato a ser seguido, a fim de melhorar na assistência não só de enfermagem, mas de toda a equipe que assiste ao paciente. Tal tarefa requer certo tempo de adaptação devido às rotinas que são instauradas nos serviços hospitalares e que muito contribuem para atitudes dos funcionários em cumprir protocolos de atendimento previamente estabelecidos por cada instituição. Assim, abusca insistente por uma assistência de qualidade só podem ser garantidos e transmitidos por pessoas capacitadas e instruídas, trabalhando em um serviço que incentivem e motivem seus profissionais a terem atitudes humanizadas.

Unitermos: Humanização da assistencia. Enfermagem. Enfermagem em emergência.



EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 17 - Nº 170 -Julio de 2012. http://www.efdeportes.com/


1 / 1


Introdução

O conceito de humanização das práticas e da atenção à saúde está na pauta de discussões mundo afora há várias décadas e, nos últimos anos, vem ganhando destaque na literatura científica nacional, principalmente nas publicações ligadas à saúde coletiva (GOULART; CHIARI, 2010). Este conceito pode ser traduzido como umabusca incessante pelo conforto físico, psíquico e espiritual do paciente, família e equipe, elucidando assim a importância da mesma durante o período da internação (BOLELA; JERICÓ, 2006). Sendo assim, a humanização representa um conjunto de iniciativas que visam a produção de cuidados em saúde, capazes de conciliar a melhor tecnologia disponível com promoção de acolhimento, respeito ético e culturaldo paciente, espaços de trabalho favoráveis ao bom exercício técnico e a satisfação dos profissionais de saúde e usuários (GOULART; CHIARI, 2010).

A humanização da assistência à saúde é uma demanda atual e crescente no contexto brasileiro que emerge da realidade na qual os usuários dos serviços de saúde queixam-se dos maus-tratos. Essas queixas podem ser observadas na mídia que denunciaaspectos negativos dos atendimentos prestados à população. Até as publicações científicas comprovam a veracidade de muitos destes fatos. No cuidado à saúde, em nosso país, a humanização do cliente está incluída na Constituição Federal Brasileira de 1988 que garante a todos o acesso à assistência à saúde de forma resolutiva, igualitária e integral. O assunto, também, é tema da Carta dos Direitos do...
tracking img