Energias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

ENERGIA EÓLICA


Joinville – SC
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................1 HISTÓRICO...................................................................................................2 O RECURSOEÓLICO....................................................................................2.1 Mecanismos de geração dos ventos............................................................2.2 Fatores que influenciam o regime dos ventos.............................................3 TIPOS DE ROTORES.....................................................................................3.1 Rotores de eixovertical................................................................................3.2 Rotores de eixo horizontal...........................................................................3.2.1 Componentes de um aerogerador de eixo horizontal...............................3.2.1.1 Nacele....................................................................................................3.2.1.1.1 Pás, cubo eeixo..................................................................................3.2.1.2 Transmissão e caixa multiplicadora.......................................................3.2.1.3 Gerador..................................................................................................4 ENERGIA EÓLICA NO MUNDO....................................................................4.1Dinamarca...................................................................................................4.2 Estados Unidos...........................................................................................5 ENERGIA EÓLICA NOBRASIL....................................................................CONCLUSÃO...................................................................................................REFERÊNCIAS................................................................................................. | 03040505070909101112131416171717192021 |

INTRODUÇÃO

Um dos grandes tormentos do Mundo de hoje é a questão relativa à energia. O aproveitamento desta ainda não atingiu um nível satisfatório, visto que a imensa maioria da energia utilizada no planeta é de origem nãorenovável, seja de fonte mineral, atômica, térmica ou das águas. A energia pode ser utilizada de forma mais civilizada e menos dispendiosa, por meios de fontes renováveis como a energia eólica, solar, das marés, geotérmica e de outras mais.
Essa pesquisa tem como objetivo a análise do aproveitamento da energia eólica, demonstrando os princípios e componentes básicos para o seu funcionamento bem como suautilização no Brasil e no Mundo.

1 HISTÓRICO

Já há quatro milênios as pessoas usavam a energia eólica na forma de barcos à vela no Egito. As velas capturavam a energia no vento para empurrar um barco ao longo da água. Os primeiros moinhos de vento, usados para moer grãos, surgiram entre 2 mil a.C., na antiga Babilônia, e 200 a.C. na antiga Pérsia, dependendo de para quem se pergunta. Estesprimeiros dispositivos consistiam em uma ou mais vigas de madeira montadas verticalmente, e em cuja base havia uma pedra de rebolo fixada ao eixo rotativo que girava com o vento. O conceito de se usar a energia do vento para moer grãos se espalhou rapidamente ao longo do Oriente Médio e foi largamente utilizado antes que o primeiro moinho de vento aparecesse na Europa. No início do século XI d.C.os cruzados europeus levaram o conceito para casa e surgiu o moinho de vento do tipo holandês com o qual estamos familiarizados.
O desenvolvimento da tecnologia da energia eólica moderna e suas aplicações estavam bem encaminhados por volta de 1930, quando estimados 600 mil moinhos de vento abasteciam áreas rurais com eletricidade e serviços de bombeamento de água. Assim que a distribuição de...
tracking img