Energias renovaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou doscursos de água.

Energias Renováveis:

As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.
As fontes deenergia renováveis ainda são pouco utilizadas devido aos custos de instalação e, em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilização por parte dos consumidores e dos municípios.
Num país comoPortugal, que não dispõe de recursos energéticos fósseis, o aproveitamento das fontes de energia renováveis deveria ser um dos objectivos primordiais da política energética nacional.

Vários tipos deEnergia renovável:

Energia Eólica

Os últimos desenvolvimentos na tecnologia de produção das turbinas fez com que a produção de energia eólica se tornasse muito mais eficiente e competitiva com asformas tradicionais de produção de energia.

Energia Solar

Este tipo de energia utiliza a luz solar para produzir electricidade. É frequente em calculadoras ou iluminação de jardins e apesar deainda não ser utilizada para a produção de grandes quantidades de electricidade industrial, a eficiência e os custos da sua utilização têm-se reduzido drasticamente e as áreas onde se utiliza energiasolar estão a aumentar rapidamente.

Energia das Marés

A utilização da força das ondas e das marés poderá vir a ser uma das melhores formas de produzir energias limpas. Já existe uma unidade emFrança a funcionar de forma produtiva há alguns anos e nos EUA e nas Escócia têm sido feitos investimentos importantes nesta forma de energia. A deterioração dos materiais pela exposição à agua salgada domar tem sido um problema que tem sido resolvido através da introdução de novos materiais.

Situação das energias do oceano em Portugal :

As zonas costeiras portuguesas têm condições naturais...
tracking img