Energia

Páginas: 4 (964 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2012
Introdução aos 60
Os anos 50 chegam ao fim com uma geração de jovens, filhos do chamado “baby boom”, que vivia no auge da prosperidade financeira, em um clima de euforia consumista gerada nos anosdo pós-guerra nos EUA. A nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo.
Achamada “Geração Sessentista” pode ser dividida, seguramente, não por uma, mas por duas décadas: a primeira, de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestaçõessócio-culturais, e no âmbito da política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo. A segunda, de 1966 a 1968 (porque 1969 já apresenta o estado de espírito que definiria os anos70), em um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos.


Os anos 60, acima detudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade “On the Road” (título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957) dachamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças decomportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.
Os avanços na medicina, as viagens espaciais, o Concorde que viaja em velocidade superior à do som, são exemplos de umaera de grande desenvolvimento tecnológico que transmitia uma imagem de modernidade.
Movimentos como a Guerra Fria, o Movimento Hippie, a Contracultura, oWoodstock, a Revolução Feminista dão a tônicados novos tempos.
Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energias
  • energia
  • Energia
  • Energia
  • Energia
  • energia
  • Energia
  • ENERGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!