ENERGIA SOLAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BRASILEIRA DE VITÓRIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL


ANA PAULA DE SOUZA LOURENÇO
CINELANDIA MARIA MURELLI STEIN
FELIPPE PEREIRA ZUCOLOTTO
IZAK RODRIGUES SANTOS
MAIRA ROSA FERREIRA DA SILVA
PEDRO HENRIQUE PEREIRA LOURENÇO
RENATA BERTOLDI AZEVEDO



ENERGIA SUSTENTÁVEL






VITÓRIA - ES
2015
ANA PAULA DE SOUZA LOURENÇO
CINELANDIA MARIA MURELLI STEIN
FELIPPE PEREIRA ZUCOLOTTOIZAK RODRIGUES SANTOS
MAIRA ROSA FERREIRA DA SILVA
PEDRO HENRIQUE PEREIRA LOURENÇO
RENATA BERTOLDI AZEVEDO



ENERGIA SUSTENTÁVEL



Trabalho científico apresentado ao curso de Engenharia Civil da Faculdade Brasileira de Vitória - MULTIVIX como requisito parcial para aprovação na disciplina de Física II ministrada pelo professor Alexander Aparecido Silva.




VITÓRIA - ES
2015
SUMÁRIO

1.IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA 4
2. JUSTIFICATIVA 6
3. ANÁLISE DO PROBLEMA 7
4. PROPOSTAS DE SOLUÇÃO 9
5. DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS 10
6. ESCOLHA DA PROPOSTA 16
7. REFERÊNCIAS 17


1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Com o tempo a sociedade foi tendo acesso a novas tecnologias e gerando energia a ponto de terem casas aquecidas, refrigeras e iluminadas. Porém de uma forma nada sustentável.
Apesar de todo o problemagerado pela falta de sustentabilidade e do uso abusivo disso, especialistas acreditam que o quadro pode ser revertido através da própria sustentabilidade, criando novas alternativas.
A principal fonte de energia no Brasil são as hidrelétricas que são resultadas do aproveitamento do curso dos rios, utilizando a força dá água para movimentar turbinas que geram energia mecânica, transmitida por fios apopulação, em forma de energia elétrica.
Mesmo sendo uma fonte renovável e não poluente esta fonte de energia acarreta sérios danos à natureza, causando um impacto ambiental muito grande. Além disso, quando os níveis de chuvas diminuem, diminui também o nível dos rios, a geração de energia é transferida para outros tipos de usinas, encarecendo a conta do consumidor.
Apesar de o cenário atual deenergia parecer sombrio, acreditamos que há soluções sustentáveis para o problema energético. Com este pensamento otimista, apresentaremos no presente trabalho um aquecedor solar para residências com o intuído de reduzir o consumo.
Analisando os aparelhos que mais consomem energia elétrica, obtivemos como um dos maiores vilões o chuveiro elétrico, pois atualmente as pessoas utilizam com muitafrequência, sem consciência e muito menos com energia sustentável. Veremos a seguir o consumo médio mensal retirado do site da Eletrobrás, onde mostra o chuveiro elétrico como um dos aparelhos elétricos com alto consumo.


2. JUSTIFICATIVA
O presente trabalho tem como alvo a definição, divulgação e disponibilização de tecnologias junto à sociedade, especificamente à população de baixa renda, facilitandoao proprietário de uma casa popular cooperar na manufatura e implantação do seu aquecedor solar de baixo custo, que deverá ter o porte suficiente para gerar água para o banho de uma família de quatro pessoas.
Conseguimos um dispositivo que aproveita o calor produzido pelo sol para aquecer a água do chuveiro. O melhor é que sua montagem é simples e extremamente barata isso se você já não tiver omaterial em casa.
Quanto ao critério econômico, o aquecedor solar também proporciona benefícios. A economia nos gastos com a conta de luz pode chegar a 70%, o que propicia um retorno rápido do investimento. Além disso, a instalação de sistemas de aquecedor solar valoriza o imóvel (PORTAL METÁLICA, 2015)
Segundo PORTAL METÁLICA (2015), cada 1 m2 de coletor instalado permite os seguintes benefíciospara o meio ambiente:
Evitar a inundação de 56 m2 para geração de energia elétrica;
Economizar 66 litros de diesel por ano;
Economizar 55 kg de gás de cozinha por ano;
Evitar o uso de usinas termo elétricas e de energia nuclear;
Economizar 73 litros de gasolina por ano;
Eliminar a queima de 220 kg de lenha por ano;

3. ANÁLISE DO PROBLEMA
Cerca de 43% do valor da conta de luz dos brasileiros é...
tracking img