Energia solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Solar








Fernando Rafael Federizzi



Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Energia e Meio Ambiente
Professor: Almir Justi







Foz do Iguaçu
Abril – 2011
Sumário






➢ Introdução;




➢ Energia Solar (informações gerais);




➢ Radiação Solar;




➢ Tecnologias de Aproveitamento:Aproveitamento Térmico;
Formas de aproveitamento da Radiação Solar Direta;
Aplicações Térmicas em Geral.





➢ Instrumentos de Medição;




➢ Energia Solar Fotovoltaica:

Ex: Sistemas isolados, híbridos, interligados a rede;

Tipos de células.




➢ Aproveitamento da energia solar no Brasil /Mundo:

Ex: Regiões que estão implantados os sistemas fotovoltaicos.
























Introdução

A maior fonte de calor e luz inesgotável, na escala terrestre de tempo, é o Sol, e o aproveitamento dessa energia irradiada é hoje, sem sombra de dúvidas, uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.Quando se fala em energia, deve-se lembrar que o Sol é responsável pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia. É a partir dessa energia que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, que possibilita o represamento e a consequente a geração de eletricidade com as hidroelétricas. A radiação solar também induz a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos.Petróleo, carvão e gás natural foram gerados a partir de resíduos de plantas e animais que, originalmente, obtiveram a energia necessária ao seu desenvolvimento, da radiação solar.
A busca por alternativas de geração de energia que minimizam os impactos ambientais esta prevalecendo nos dias de hoje, a chamada energia limpa que nos permite alcançar a sustentabilidade, como é o caso daenergia solar, abordada no contexto do trabalho.

Energia Solar

A grande maioria das fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ouelétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, através de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.
A energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema. A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como oBrasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.
A Energia Solar soma características vantajosamente positivas para o sistema ambiental, pois o Sol, trabalhando como um imenso reator à fusão, irradia na terra todos os dias um potencial energético extremamente elevado e incomparável a qualquer outro sistema de energia, sendo a fonte básica e indispensável parapraticamente todas as fontes energéticas utilizadas pelo homem. O sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
O aproveitamento térmico para aquecimento de ambientes, denominado aquecimento solar passivo, ocorre através da absorçãoou penetração da radiação solar nas edificações, reduzindo as necessidades de aquecimento e iluminação. Melhor aproveitamento térmico da radiação solar pode ser feito com o auxílio de técnicas mais sofisticadas de arquitetura e construção.
O aproveitamento térmico para aquecimento de fluidos é feito através do uso de coletores ou concentradores solares. Os coletores solares são mais...
tracking img