Energia solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Nas ultimas décadas vem se agravando a destruição da camada de ozônio causada pela elevada emissão de poluentes, torna-se constante a preocupação de obter energias que causa baixo impacto ambiental, substituindo os derivados de petróleo principais poluentes.
A energia renovável vem sendo pesquisada para o avanço de sua capacidade de transformação em energia elétrica, diminuindo ocusto e aumentando a eficiência.
Em nosso trabalho iremos dar o enfoque a energia solar e sua transformação em energia elétrica através de painéis fotovoltaicos.
Suspenso no espaço a cerca de 150 milhões de quilômetros de distância da Terra, o Sol é a maior usina de energia do Universo e responsável por todas as formas de vida, direta ou indiretamente. Transformar sua luz em eletricidade é umaideia perseguida desde os tempos de Thomas Edison. Mas o desafio de construir a primeira célula solar (também chamada fotovoltaica) só foi vencido nos anos 1950. Desde então engenheiros e empresas esforçam-se para tornar esse dispositivo mais eficiente e mais barato.
Há vários países que vem se desenvolvendo nesse ramo de energia limpa, um grande exemplo é a Alemanha que dá incentivos fiscaispara a população que queria instalar este sistema.
A China é o maior produtor de painéis solares, mas boa parte da matéria-prima usada neles, o silício, sai das reservas brasileiras. Exportamos o silício bruto e importamos na forma de um produto de altíssimo valor (painéis solares).
Apesar disso, os pesquisadores brasileiros nesta área estão bastante otimistas, o preço dessa tecnologia esta ficandocompetitivo no país, com isto o governo esta abrindo os olhos para o nosso potencial fotovoltaico.
Por que a utilização da energia solar? Será que é rentável?
Primeiro a energia solar é distribuída equitativamente sobre a terra. Segundo a incidência dos raios solares é mais forte nos países tropicais onde vive a maioria da população. Terceiro o fluxo de energia solar incidente sobre a terra éenorme em comparação a todos os outros recursos energéticos, além de ser uma energia limpa.
O sol é para todos e converter sua luz em eletricidade agora é viável para o Brasil. A energia solar atrai a atenção do governo, mas falta investir mais em tecnologia e inovação para criar a indústria nacional. A eletricidade tem de ser trazida de lugares cada vez mais distantes, com enormes linhas detransmissão, até as cidades, onde está a demanda. A geração solar descentralizada, aliada ao backup hidrelétrico, é uma forma limpa de diversificar a matriz energética brasileira.
Até o momento, a única empresa em condições de se beneficiar da oportunidade é a MPX, do grupo de Eike Batista, que em agosto do ano passado inaugurou a primeira e única usina solar do Brasil, em Tauá (CE). Sua capacidadeinstalada é de 1MW (mega Watt), o suficiente para abastecer 1.500 famílias. Mas a companhia recentemente anunciou a intenção de expandi-la para 50 MW.

Em outra frente, o governo federal tem usado a energia solar para abastecer comunidades isoladas na Amazônia, como parte do programa Luz para Todos. Em seis delas, todas no Estado do Amazonas, já funcionam pequenas usinas.

O gráfico abaixoilustra o potencial energético brasileiro em níveis de radiação solar, o preço do equipamento e o crescimento da implantação do sistema.

O equipamento:
Os painéis representam cerca de 60% do custo e o inversor 30%. O inversor é uma peça-chave no sistema de geração distribuída e hoje tem de ser importado dos Estados Unidos, da Itália ou da Alemanha. “O equipamento inverte o sentido da correnteelétrica e a converte de contínua em alternada, o que não são coisas simples”.
Desafio ainda maior é fabricar um painel fotovoltaico 100% nacional. A principal dificuldade é obter o silício no altíssimo grau de pureza necessário para a produção da célula cujo transforma a energia. A indústria brasileira domina apenas o processo de conversão do quartzo no chamado silício metalúrgico, cuja pureza...
tracking img