Energia solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENERGIA SOLAR

Instituição de ensino: ETEP
Professor orientador: Miguel pires
Eliel da Silva Ribeiro
Jeferson Alan Guimarães
Jeferson Willian
João Paulo Alcântara
Lazaro Augusto Pinheiros

São Jose dos Campos
16/03/2012

Instituição de ensino: ETEP
Professor orientador: Miguel pires
Eliel da Silva Ribeiro
Jeferson Alan Guimarães
Jeferson Willian
João Paulo AlcântaraLazaro Augusto Pinheiros

ENEGIA SOLAR

APRESENTAÇÂO:
Este trabalho sobre energia solar é um tema desenvolvido pelos professores da etep para a turma de mecatrônica, e vem com o intuito de desenvolver o conhecimento sobre diferentes tipos de fonte de energia, mostrando a sua localização, a capacidade de produção de energia, e as vantagens de consumo, montagens de gráficos entre outros.“Os autores”

São Jose dos Campos
16/03/2012
SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO: 4
ENERGIA SOLAR 5
RADIAÇÃO SOLAR NA TERRA 5
SURGIMENTO DA ENERGIA SOLAR 6
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 8
PRIMEIRO AQUECEDOR SOLAR 8
FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR 9
CAPACIDE DE PRODUÇÃO DE ENERGIA DAS MAIORES USINAS SOLARES EM MW13
A ENERGIA SOLAR NO BRASIL 17
USINAS DE ENERGIA SOLARE NO BRASIL 19
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR 20
CONCLUSÃO 22
REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS 23







INTRODUÇÃO:

A solar e a fonte de energia inesgotável no planeta terra, e pode ser utilizada pelo homem de várias maneiras como aquecimento de água, energia elétrica ou mecânica. Esta fonte de energia alem de todosestes meios de transformação é também uma energia que não traz nenhum estrago ao meio ambiente devido a sua maneira de ser transformação.

ENERGIA SOLAR

A Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol, que pode ser utilizada para o aquecimento de água e tambem ser transformada em energia elétrica. A radiação solar, juntamente comoutros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidro-electricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fração da energia solar disponível é utilizada.
No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia, medição feita numa superfície normal com o Sol. De todaesta energia captada pela terra, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletida pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.
As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais. Existem técnicasexperimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal - mas sem a presença destes organismos.
RADIAÇÃO SOLAR NA TERRA
A Terra recebe 174 petawatts de radiação solar na zona superior da atmosfera. Dessa radiação, cerca de 30% é refletida para o espaço, enquanto o restante é absorvido pelas nuvens, mares e massas terrestres.O espectro da luz do sol na superfície da Terra é mais difundida em toda a gama visível e infravermelha e uma pequena gama de radiação ultravioleta.
A superfície terrestre, os oceanos e atmosfera absorvem a radiação solar, e isso aumenta sua temperatura. O ar quente que contém a água evaporada dos oceanos sobe, provocando a circulação e convecção atmosférica. Quando o ar atinge uma altitudeelevada, onde a temperatura é baixa, o vapor de água condensa-se, formando nuvens, que posteriormente provocam precipitação sobre a superfície da Terra, completando o ciclo da água. O calor latente de condensação de água aumenta a convecção, produzindo fenômenos atmosféricos, como o vento, ciclones e anticiclones. A luz solar absorvida pelos oceanos e as massas de terra mantém a superfície a uma...
tracking img