Energia das ondas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia das ondas
A energia das ondas ou ondomotriz tem origem no aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia "limpa", uma vez que não é poluente, pelo que não deteriora o meio ambiente.
Porvia da natureza, as ondas são formadas pela força do vento sobre a água e o tamanho das ondas varia com a velocidade do vento, da sua duração e da sua distância da água da qual o vento faz força. Omovimento da água que resulta da força do vento, transporta energia cinética que pode ser aproveitada por dispositivos próprios para a captação dessa energia, chamada energia das ondas.
Atualmente,existe uma grande variedade de tecnologias em desenvolvimento para a produção de energia das ondas, que resultam das diferentes formas em que a energia pode ser capturada e também das diferentesprofundidades e características geológicas da localização escolhida. Desta forma podem ser encontradas mais do que uma centena de sistemas de energia das ondas em diversas fases de desenvolvimento.
Entreesta grande variedade de tecnologias, vamos focar-nos em especial numa, o waveroller.
No ano passado, Portugal voltou a ter energia elétrica produzida a partir da força das ondas através da tecnologiado waveroller.
É uma máquina única a nível mundial, e que se encontra a 16 metros de profundidade e a cerca 900 metros da costa da linha de praia, na Almagreira, a norte de Peniche.
É pelo motivo deser uma das tecnologias implementadas no nosso país, que nos debruçamos sobre esta tecnologia.

Waveroller
(Animação / desenho do movimento das partículas das ondas)

Na superfície das ondas, aspartículas da água têm um movimento circular e é aproveitado esse movimento das ondas, que se deslocam em direção à costa, para transformar em energia através de mecanismos mecânicos.

Princípio defuncionamento do Waveroller
A energia das ondas é aproveitada na profundidade, sendo que abaixo da superfície da água, as correntes avançam e recuam até chegarem à costa. Isto faz com que a...
tracking img