Amigas ao pulos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Interpretar o conceito de Liberalismo
O Liberalismo é uma forma de organização social, política e económica que vigorou na EuropaOcidental nos séculos XVIII e XIX.
A nível político, o Liberalismodefende a representatividade popular, contra o regime absolutista; anível económico, é a favor da liberdade de iniciativa privada, contra o intervencionismo do Estado; anível social, coloca a burguesiano topo da escala social, contra os privilégios da nobreza e do clero.A implantação do Liberalismo correspondeu à queda do Antigo Regime e influenciou, de formamarcante, grande parte dos regimesactuais.
Mostrar que o Liberalismo defende os direitos individuais
O Liberalismo defende os direitos individuais porque considera que esses direitos são naturais,isto é, derivam da própria condição doser humano e, como tal, nascem com o indivíduo.São eles:
1.
O direito à liberdade (que dá o nome ao Liberalismo): é o direito mais abrangente, poisengloba todos os outros direitos – podemosreferir, nomeadamente, a liberdade de seguir apenas a lei, rejeitando qualquer autoridade arbitrária, a liberdade de expressão, aliberdade de exercer uma profissão, de possuir bens, de reunião, a liberdadereligiosa, aliberdade de participar na vida política.
2.
O direito à igualdade: todos os cidadãos passavam a ser considerados iguais perante a lei;porém, nas formas de liberalismo moderado eramaceites e, até fomentadas as distinçõessociais, nomeadamente com base na riqueza. A questão dos direitos à liberdade e àigualdade levantou, em vários países, a polémica sobre a permanência daescravatura,considerada contraditória com os direitos naturais; nos EUA, nomeadamente, aescravatura esteve na base da guerra civil entre o Norte liberal e o Sul esclavagista, entre1861 e 1865.
3.
O direito àsegurança e à propriedade: a importância concedida à posse de bens explica-se pela preponderância da burguesia (grupo social que baseou a sua ascensão social noslucros do comércio e na aquisição de...
tracking img