Encontro de narrativas terapêuticas: memórias do terapeuta activadas durante o processo de recordação do cliente.

1671 palavras 7 páginas
Encontro de narrativas terapêuticas: memórias do terapeuta activadas durante o processo de recordação do cliente.
Eugénia Fernandes & Óscar Gonçalves.
(Universidade do Minho, Portugal)

INTRODUÇÃO.

Investigação sobre as memórias do terapeuta ativadas no âmbito da sessão psicoterapêutica, durante o processo de recordação relatado pelo cliente, partindo da idéia de aliança terapêutica para compreender esse processo de co-construção psicoterapêutica, estudou-se as experiências internas (memórias ativadas) do terapeuta durante uma sessão, assim como seu impacto na relação e no processo terapêutico.
-Conhecimento é socialmente construído, por isso acredita ser importante a construção múltipla de significados de uma realidade.
-A Psicoterapia Narrativa é uma oportunidade de atualizar o processo de construção de novas narrativas e potencializar significados alternativos.
-Na Psicoterapia Narrativa o desafio é, o terapeuta conseguir entrar no movimento de autoria do cliente, para co-construir um sentido de coerência narrativa para sua experiência, com a participação mútua do cliente e terapeuta.
- Assim a construção da aliança terapêutica exige que o terapeuta vá ao encontro do cliente para ativar em si próprio uma reconstrução de seus significados.
- A investigação em psicoterapia tem sugerido a grande influência do terapeuta na mudança psicoterapêutica. Mahoney (1991) refere que a “pessoa do terapeuta” influencia mais os resultados do que sua orientação.
- Começam então desse modo a criar-se condições de investigação para estudos centrados sobre a experiência do terapeuta e do cliente durante a sessão.
- Este estudo procurou investigar a experiência do terapeuta em momentos de co-construção terapêutica ou de aliança narrativa e o impacto terapêutico destes acontecimentos. Os objetivos que orientaram esta investigação consistiram em:
1- Explorar a experiência subjetiva e privada da ativação das memórias do terapeuta.
2- Construir um modelo das memórias

Relacionados

  • Marcas que demarcam
    324695 palavras | 1299 páginas