Enconder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motores Síncronos
Trabalho apresentado ao Curso de Técnico em Eletrotécnica no CFP “Taft Alves Ferreira” como requisito para a conclusão da disciplina de Máquinas Elétricas I, e orientado pelo professor Varley.
Sete Lagoas/MG Outubro de 2009.
Máquinas Elétricas I • Motores Síncronos 2
Motores Síncronos
Centro de Formação Profissional “Taft Alves Ferreira”
Avenida Prefeito Alberto Moura, 60– São Sebastião • Sete Lagoas - MG Tel.: (031) 3779-1450
Máquinas Elétricas I • Motores Síncronos 3
Índice Analítico
1 - CONCEITOS E DESCRIÇÃO 1.1 - Motores Elétricos de Corrente Alternada (CA) 05
2 - CARACTERÍSTICAS 2.1 - Características de Funcionamento 06 2.2 - Características Econômicas 08
3 - FUNCIONAMENTO 09 4 - CONSTITUIÇÃO 12
5 - TIPOS 5.1 - Tipos de Excitação 14
5.2 - Tipos deMotores Síncronos 15 5.3 - Exemplos de Motores Síncronos 18
CONCLUSÃO 19 BIBLIOGRAFIA 20
Máquinas Elétricas I • Motores Síncronos 4
Introdução
Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica.
É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilização de energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade decomando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
O termo SÍNCRONO tem sua origem no Grego, onde o prefixo SIN significa “com” e
CRONOS é uma palavra que denota “tempo”.
Um motor síncrono literalmente opera “em tempo com” ou “em sincronismo com” o sistema de alimentação.
Os motores síncronos estãosendo utilizados com maior freqüência pelas indústrias, devido ao fato de possuírem características especiais de funcionamento.
O alto rendimento e o fato de poderem trabalhar como compensador síncrono para corrigir o fator de potência da rede, se destacam como os principais motivos que resultam na escolha dos MOTORES SÍNCRONOS para acionamento de diversos tipos de cargas.
Altos torques, velocidadeconstante nas variações de carga e baixo custo de manutenção, também são características especiais de funcionamento que proporcionam inúmeras vantagens econômicas e operacionais ao usuário.
Máquinas Elétricas I • Motores Síncronos 5
1 – CONCEITOS E DESCRIÇÃO
1.1 – MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA (CA)
É um equipamento rotativo que funciona a partir de energia elétrica, diferente deoutros motores elétricos, o motor CA não precisa, necessariamente, qualquer entreposto dele à alimentação e serve, basicamente, para "girar" um segundo acoplado, ou movido.
Estes motores podem ser divididos, num primeiro momento, em síncronos e assíncronos, sendo que, este último, sofre escorregamento conforme a intensidade de carga (i.e., oscila a rotação), contudo, são a esmagadora maioria nasindústrias.
Outra grande divisão dentre os motores CA (de corrente alternada), são em trifásicos e monofásicos. A diferença entre estes dois tipos de alimentação alteram profundamente a versatilidade e performance do motor, sendo, os monofásicos, muito mais limitados e necessitados de capacitores de partida, senão, não conseguem vencer a inércia.
Os motores de corrente alternada têm outras muitasdivisões todas elas mundialmente normalizadas, dentre as mais comuns temos: motor de dupla polaridade, o qual pode rodar em duas velocidades diferentes em detrimento da potência, motor de eixo-duplo, com uma saída para cada lado.
Nos motores síncronos a velocidade angular do eixo é constante e independe da carga acoplada ao eixo, isto é até determinados valores de potência tendo como limite de uso,a potência nominal da máquina. Nos motores assíncronos, há uma queda da velocidade angular quando é acoplada carga no eixo.
Com relação ao aspecto construtivo, as máquinas trifásicas são constituídas fundamentalmente de duas partes:

Estator: Parte fixa da máquina construída de chapas de aço laminadas na qual são colocados os enrolamentos de armadura com alimentação trifásica, defasadas...
tracking img